Caracterização de pacientes dependentes de tecnologias de um serviço de internação domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211063

Palavras-chave:

Tecnologia, Doença Crônica, Assistência Domiciliar, Tecnologia Biomédica

Resumo

Objetivo: caracterizar os pacientes dependentes de tecnologias atendidos no serviço de internação domiciliar de um Hospital Universitário da região central do Rio Grande do Sul. Método: pesquisa quantitativa, de delineamento transversal e descritivo, desenvolvida com 57 pacientes dependentes de tecnologias no domicílio. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: verificou-se que a maioria dos pacientes era do sexo masculino, casados, idade média de 58 anos, baixa renda e escolaridade e fazia uso de mais de um dispositivo tecnológico. Sendo que 73,7% utilizavam sondas para auxiliar na alimentação, 24,6% traqueostomia e 22,8% oxigenioterapia. Identificou-se que 56,2% receberam alta, 26,3% reinternaram e 17,5% faleceram. Conclusões: é preciso considerar que um número crescente de pessoas utilizam tecnologias no domicílio. Os profissionais de saúde devem estar atentos às necessidades de saúde destas pessoas possibilitando um cuidado integral e contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Maria Brondani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira assintencial do Hospital Universitário de Santa Maria – UFSM/RS. Doutorando do DINTER Novas Fronteiras-UFSM,UNIFESP,EEAN.

Lais Helena Ramos, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Associada Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/SP.

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf – Curso de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS.

Melissa Agostini Lampert, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Médica do Hospital Universitário de Santa Maria. Doutora em Clinica Médica, área de concentração em Geriatria PUCRS, Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica/UFSM, RS.

Margot Agathe Seiffert, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf).

Jamile Lais Bruinsma, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PROIC-HUSM.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Brondani, C. M., Ramos, L. H., Beuter, M., Lampert, M. A., Seiffert, M. A., & Bruinsma, J. L. (2014). Caracterização de pacientes dependentes de tecnologias de um serviço de internação domiciliar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 689–699. https://doi.org/10.5902/2179769211063

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>