Formação para segurança do paciente: uma experiência de integração entre alunos da graduação e pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769223988

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Ensino, Controle de Infecções.

Resumo

A necessidade de formar profissionais da saúde voltados para a qualidade assistencial é uma premissa que está em consonância com as políticas nacionais e internacionais para a segurança do paciente. Objetivo: relatar a integração de graduandos e pós-graduandos na disciplina “Segurança do Paciente e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”, realizada no segundo semestre de 2015 em uma Universidade Federal do sul do Brasil. Método: a disciplina reuniu discentes multiprofissionais da área da saúde que avaliaram a disciplina como importante para sua formação relatando pontos positivos e negativos observados. Resultados: os professores e mestrandas consideraram a integração entre graduandos e pós-graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu muito rica, ocorrendo troca de experiências entre os participantes, tornando os temas próximos da realidade. Conclusão: a disciplina ratificou a importância de analisar a segurança do paciente em diferentes perspectivas multidisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Baptista Monteiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Porto Alegre-RS-Brasil.

Juliana Gil Prates Peixoto, Hospital Mães de Deus, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mães de Deus. Porto Alegre-RS-Brasil.

Ana Paula Scheffer Schell da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Porto Alegre-RS-Brasil.

Rita Catalina Aquino Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Mestrado Profissional, da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde e da Graduação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Porto Alegre-RS-Brasil.

Luzia Fernandes Millão, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Doutora em Psicologia pela Universidade Pontificia de Salamanca. Docente do Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Porto Alegre-RS-Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Monteiro, A. B., Peixoto, J. G. P., Silva, A. P. S. S. da, Caregnato, R. C. A., & Millão, L. F. (2018). Formação para segurança do paciente: uma experiência de integração entre alunos da graduação e pós-graduação. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 192–202. https://doi.org/10.5902/2179769223988

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.