Percepção dos trabalhadores de enfermagem quanto a biossegurança no cuidado quimioterápico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928531

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Riscos químicos, Biossegurança, Antineoplásicos

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos profissionais de Enfermagem quanto a biossegurança no ambiente de cuidado quimioterápico. Método: trata-se de um estudo de caso exploratório-descritivo realizado com profissionais da Enfermagem de um serviço de quimioterapia. Os dados foram coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, e analisados com auxílio da Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias: segurança do profissional em ambiente quimioterápico e segurança do paciente em ambiente quimioterápico. As práticas adotadas na manipulação de antineoplásicos expõem os profissionais ao risco de contato com drogas e inalação de partículas aerossolizadas, favorecendo o surgimento de doenças e/ou agravos ao trabalhador. Considerações Finais: os profissionais percebem os riscos a que estão expostos, entretanto não há adesão a medidas de proteção. Havendo a necessidade de conscientizar os profissionais quanto às medidas de segurança na administração de quimioterápicos, de forma a garantir qualidade e segurança no cuidado prestado aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Mombaque dos Santos, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011), especialização em Enfermagem do Trabalho (2012), especialização em Ciências da Saúde (2013), MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (2018), especialização em Economia e gestão em saúde: ênfase em avaliação de tecnologias em saúde pela Universidade Estadual de Campinas (2020), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e doutorado em Enfermagem em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é enfermeiro do trabalho da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, colaborador GRADE Center do Joanna Briggs Institute (Australia), pesquisador do Joanna Briggs Institute (Australia) e consultor de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Ana Paula Scheffer Schell da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Graduada em Enfermagem (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre (2009) e Doutora (2012) em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFRGS. Foi professora assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana - RS (2009 a 2012). É professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Fisioterapia, e na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (REMIS). Realiza estudos na área da Enfermagem nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação a Distância, Tecnologia Educacional.

Luísa Ricardo Netto, Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Especializanda em Enfermagem Oncológica do Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS. Enfermeira assistencial do Hospital Doutor Bartholomeu Tacchini, Bagé, RS

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Santos, W. M. dos, Silva, A. P. S. S. da, & Netto, L. R. (2014). Percepção dos trabalhadores de enfermagem quanto a biossegurança no cuidado quimioterápico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 172–180. https://doi.org/10.5902/217976928531

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)