Educação permanente em saúde em movimento: narrativas de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769223640

Palavras-chave:

Enfermagem. Prática Profissional. Educação continuada. Desenvolvimento de Pessoal

Resumo

Objetivo: compartilhar a experiência de duas enfermeiras durante a Especialização e Aperfeiçoamento em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde. Método: relato de experiência do processo de ensino e aprendizagem da referida especialização a qual ocorreu no decorrer dos anos de 2014 e 2015. Resultados: a partir dessa experiência, pode-se trabalhar com estratégias inovadoras no campo da saúde tais como:  o diário cartográfico e a caixa de afecções; além de vivenciar a Educação Permanente em Movimento como um processo de construção de conhecimento afetado por singularidades, experiências, afetos e trocas entre os participantes da formação. Considerações Finais: a Educação Permanente em movimento pode ser vislumbrada como um eixo orientador para a construção de espaços em saúde com diferentes atores para a realização das atividades participativas para a valorização do trabalho, apontando coletivamente estratégias de intervenção na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

ossui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2013); Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf/UFSM (2016); Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde - PPGCol/UFRGS (2015); Aperfeiçoamento em Facilitadores de Educação Permanente em Saúde UAB/FIOCRUZ (2015). Atualmente é Doutoranda do PPGEnf/UFSM, linha de pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade - PEFAS da UFSM/Santa Maria (RS). Membro e Pesquisadora da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE-RS); Membro do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa envolvem as seguintes temáticas: Formação Profissional em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde, Educação e Formação em Enfermagem.

Cristiane Trivisiol Arnemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 2009). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS/RS. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM/RS, 2013). Licenciada em Educação pelo Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM/RS, 2012). Estudante do Grupo de Estudos Culturais na Educação em Saúde e Enfermagem(UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM/RS)

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Mello, A. de L., & Arnemann, C. T. (2018). Educação permanente em saúde em movimento: narrativas de uma experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 172–180. https://doi.org/10.5902/2179769223640

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.