Suporte social de gestantes com HIV: revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769222211

Palavras-chave:

Transmissão vertical de doença infecciosa, Apoio social, Assistência social, HIV, Síndrome da imunodeficiência adquirida

Resumo

Objetivo: Identificar, na produção científica, as fontes e repercussões de suporte social das gestantes com HIV. Método: Revisão narrativa nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, National Library of Medicine/National Institutes of Health e SciVerse Scopus. O levantamento dos dados ocorreu em fevereiro de 2016, quando foram incluídos 20 estudos submetidos à análise temática com categorização teórica de suporte social (instrumental e emocional). Resultados: As principais fontes do suporte instrumental foram: participação em programas de prevenção, acolhimento e educação em saúde pela equipe; e do suporte emocional foram o companheiro, amigos, familiares e Deus. As principais repercussões foram na revelação do diagnóstico e adesão à profilaxia da transmissão vertical. Conclusão: A falta de articulação entre as fontes de suporte social pode implicar no abandono dos cuidados em saúde materno e infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Silveira de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

enfermeira Obstetra, Mestre em Enfermagem, Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, Enfermeira Assistencial no Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Santa Maria.

Camila Freitas Hausen, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira - Universidade Federal de Santa Maria. Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar da UFSM, área de concentração Materno-infantil.

Thamiza Laureany da Rosa dos Reis, HOSPITAL ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOTAS, RS

Enfermeira Obstetra – Graduação Universidade Federal de Santa Maria. Especialista pelo Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário Franciscano. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Federal de Santa Maria.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira Doutora Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Quadros, J. S. de, Hausen, C. F., Reis, T. L. da R. dos, Paula, C. C. de, & Padoin, S. M. de M. (2017). Suporte social de gestantes com HIV: revisão narrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(3), 504–515. https://doi.org/10.5902/2179769222211

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>