Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem

Taisa de Paula Paiva Freitas, Cristiane Cardoso de Paula, Bruna Pase Zanon, Fernando Setembrino Cruz Meirelles, Teresinha Heck Welleir, Stela Maris de Mello Padoin

Resumo


Doi: 10.5902/2179769219966

Objetivo: analisar as contribuições de ações extensionistas na formação de egressos dos projetos de extensão do Programa AIDS, educação e cidadania. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa. A população do estudo foi de 43 egressos de projetos de extensão, vinculados ao Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal. A coleta de dados se deu por meio de questionário enviado por e-mail durante o período de abril a maio de 2015. Os dados foram analisados pelo programa Predictive Analytics Software. Resultados: Verificou-se a autonomia adquirida pelos acadêmicos após a participação nas atividades extensionistas, tanto no desenvolvimento pessoal, relacionado ao aprendizado, trabalho em equipe e respeito ao outro, como no desenvolvimento acadêmico, em que houve a oportunidade de realizar atividades que não são encontradas na grade curricular. Conclusão: A participação dos acadêmicos em projetos de extensão favorece a responsabilidade de contribuir de maneira decisiva para a transformação social, individual e coletiva.


Palavras-chave


Avaliação educacional; Desenvolvimento de pessoal; Ensino; Estudantes de enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179769219966



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