Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769219966Palavras-chave:
Avaliação educacional, Desenvolvimento de pessoal, Ensino, Estudantes de enfermagem.Resumo
Doi: 10.5902/2179769219966
Objetivo: analisar as contribuições de ações extensionistas na formação de egressos dos projetos de extensão do Programa AIDS, educação e cidadania. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa. A população do estudo foi de 43 egressos de projetos de extensão, vinculados ao Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal. A coleta de dados se deu por meio de questionário enviado por e-mail durante o período de abril a maio de 2015. Os dados foram analisados pelo programa Predictive Analytics Software. Resultados: Verificou-se a autonomia adquirida pelos acadêmicos após a participação nas atividades extensionistas, tanto no desenvolvimento pessoal, relacionado ao aprendizado, trabalho em equipe e respeito ao outro, como no desenvolvimento acadêmico, em que houve a oportunidade de realizar atividades que não são encontradas na grade curricular. Conclusão: A participação dos acadêmicos em projetos de extensão favorece a responsabilidade de contribuir de maneira decisiva para a transformação social, individual e coletiva.
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