Fatores associados à adesão ao tratamento antirretroviral em adultos infectados pelo HIV: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225657

Palavras-chave:

HIV, Terapia antirretroviral de alta atividade, Adesão à medicação, Adulto, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados à adesão ao tratamento antirretroviral em adultos que vivem com HIV. Método: estudo transversal, com 179 adultos atendidos em serviço especializado, no Sul do Brasil. Foi utilizado o “Cuestionário para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antiretroviral” (CEAT-VIH) e análise estatística descritiva e inferencial (Regressão de Poisson). Resultados: dos participantes, 83,2% foram classificados em não adesão ao tratamento. Estiveram associados à não adesão o menor nível de escolaridade, a dificuldade de manutenção do acompanhamento ambulatorial, a propensão para alcoolismo, a mudança no estilo de vida e a utilização de medicações psiquiátricas. Conclusões: o diagnóstico precoce de adesão possibilita o planejamento de ações educativas focadas nas características associadas à não adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, SC

Enfermeiro, aluno de Pós-Graduação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina. São Miguel do Oeste (SC), Brasil.

Marcelo Ribeiro Primeira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeiro, aluno de Pós-Graduação do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil.

Eduardo Remor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicólogo, Doutor em Psicologia da Saúde pela Universidad Autónoma de Madrid. Atua no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre (RS), Brasil.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Zuge, S. S., Primeira, M. R., Remor, E., Magnago, T. S. B. de S., Paula, C. C. de, & Padoin, S. M. de M. (2017). Fatores associados à adesão ao tratamento antirretroviral em adultos infectados pelo HIV: estudo transversal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 577–589. https://doi.org/10.5902/2179769225657

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>