O PROFUNCIONÁRIO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO: O CASO DOS TAES DE UM MUNICÍPIO DO MT

Autores

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas Educacionais, Profissionalização em Serviço, Programa PROFUNCIONÁRIO.

Resumo

O presente artigo analisa a oferta dos cursos do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (PROFUNCIONÁRIO), mais especificamente do Curso Técnico em Secretaria Escolar, apreendendo que tais ações integram as políticas públicas educacionais no Brasil. O período pesquisado foi entre 2012 e 2015, englobando os Profissionais Não Docentes (PNDs) lotados nas secretarias das Escolas Públicas Estaduais de Juína/MT. Realizou-se um resgate histórico, demostrando o percurso das instituições ofertantes da profissionalização/habilitação específica direcionada ao PNDs que estão atuando nas instituições de ensino estaduais, além de analisar as principais políticas educacionais que contribuíram para que esse histórico fosse possível. Abordou-se os registros do enfrentamento desses servidores das instituições de ensino na busca pelo reconhecimento e valorização profissional, as dificuldades enfrentadas, os resultados obtidos, o caminho percorrido pelas legislações e o olhar do gestor escolar, além de dar voz aos técnicos administrativos educacionais (TAEs) de secretaria escolar profissionalizados pelo Programa durante o período delimitado.

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Biografia do Autor

Silvia Regina de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen, RS.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen, RS, Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Oliveira, S. R. de. (2021). O PROFUNCIONÁRIO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO: O CASO DOS TAES DE UM MUNICÍPIO DO MT. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e13/01–21. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66948