O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUAL NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Design Instrucional Contextual, Produto Educacional, Estudantes Surdos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Design Instrucional Contextual como metodologia de criação de Produto Educacional para o estudante surdo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O produto, um Tutorial Bilíngue (Libras-Português) do sistema acadêmico institucional, visa viabilizar o acesso desse estudante à plataforma acadêmica e o uso de suas funcionalidades de forma autônoma. O tutorial ancora-se metodologicamente no Design Instrucional Contextual e teoricamente nos aspectos pedagógicos, organizacionais e culturais da educação bilíngue e na experiência visoespacial da Libras. Servidores da Secretaria Acadêmica do Campus Palhoça-Bilíngue/IFSC, além de uma equipe multidisciplinar de desenvolvedores de objetos de aprendizagem, o intérprete de Libras e um grupo de 12 estudantes surdos do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual participaram do estudo. Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários e ferramentas de observação durante a implementação do produto, que foram analisados qualitativamente à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que o construto teórico-metodológico utilizado na criação do tutorial bilíngue viabilizou o acesso e uso autônomo da plataforma acadêmica pelos estudantes surdos participantes do estudo, mostrando-se eficaz para o desenvolvimento de recursos didáticos para estudantes surdos e aplicável a outros projetos de educação inclusiva com foco no acesso e na democratização do ensino profissional.

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Biografia do Autor

Elis Regina Hamilton Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Marimar Da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silveira, E. R. H., & Silva, M. D. (2021). O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUAL NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e4/01–21. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66868