PODCAST: UMA CONSTRUÇÃO INFORMACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

Mídias digitais, Ensino, Podcast IFMA.

Resumen

O Podcast IFMA foi um projeto de extensão cujo objetivo foi aproximar a comunidade da cidade de Imperatriz-MA, por meio da mídia digital podcast, da instituição de ensino IFMA, fazendo-a conhecer as atividades desenvolvidas na instituição, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Com esse objetivo, buscamos aproximar a sociedade, especialmente professores e estudantes, da produção científica e da literatura da região tocantina, como também empregar a mídia digital podcast em atividades remotas de ensino. O projeto foi pensado e executado por professores, técnicos administrativos e alunos da instituição. A vigência do projeto ocorreu de agosto a dezembro de 2020 e foram produzidos conteúdos de Podcast em episódios semanais, disponibilizados nas plataformas Spotify, Google Podcasts e Deezer. O público-alvo é formado por escolas da rede municipal, estadual e a comunidade interna do campus. Concluiu-se que o alcance da mídia podcast, a partir de seu ineditismo, no contexto das instituições públicas da região e do próprio campus, acrescentou discussões acerca da literatura regional e nacional, além de dar visibilidade à produção acadêmica do IFMA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Kiara Viana Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Maxwellma Gonçalves Castelo Branco Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Pós-Graduada em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Neliane Raquel Macedo Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Doutora em Letras - Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

André da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Mestre em Letras - Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Laís Milhomem de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Hugo Henrique Parreão Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Aluno do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação - IFMA, Campus Imperatriz, MA, Brasil.

Guilherme Luis de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Imperatriz, MA.

Aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMA, Campus Imperatriz, MA, Brasil.

Citas

CAMPOS, Joana Filipa et al. Podcasts: uma ferramenta no ensino. ACTAS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c447.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

CLUBE do Livro por Antônio Fagundes. Apresentador: Antônio Fagundes. Rio de Janeiro. GLOBO, GSHOW. 02 de setembro de 2019. Podcast. Disponível em: https://audioglobo.globo.com/gshow/podcast/feed/714/clube-do-livro. Acesso em: 18 mar. 2020.

FORO de Teresina. Apresentadores: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar. Rio de Janeiro. Revista Piauí, 17 de maio de 2018. Podcast. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/foro-de-teresina/. Acesso em: 19 mar. 2020.

GOMES, Isaltina M. A. M; FLORES, Natália. O Público da Divulgação Científica no Paradigma da Cultura Participativa. Revista Ação Midiática - UFPR, Nº 7, Ano 2014.

GUMS, Elyson et al. Pesquisa exploratória de podcasts brasileiros voltados à Divulgação Científica. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL – Porto Alegre - RS – 20 a 22/06/2019. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-1708-1.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

ILUSTRÍSSIMA Conversa. Entrevistador: Walter Porto. Entrevistada: Eliane Robert Moraes. São Paulo. Folha de São Paulo, 21 de fevereiro de 2018. Podcast. Disponível em: https://folha.libsyn.com/. Acesso em: 18 mar. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PODCAST: Viviane Mosé. Apresentadora: Viviane Mosé. [S.l], 19 de janeiro de 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/show/18himQYv7FVGhTVQsjgNZ2. Acesso em: 20 mar. 2020.

Podcasting. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting. Acesso em: 25 mar. 2020.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Lima, E. K. V., Sousa, M. G. C. B., Aquino, N. R. M., Santos, A. da S., Souza, L. M. de, Silva, H. H. P., & Oliveira, G. L. de. (2021). PODCAST: UMA CONSTRUÇÃO INFORMACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR. ReTER, 2(2), e16/01–16. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65553

Artículos más leídos del mismo autor/a