CLUBE DA LEITURA VIRTUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Clube da Leitura, Ambiente Remoto, Ensino Médio.Resumo
O Clube da Leitura foi um projeto de ensino desenvolvido totalmente em ambiente remoto, com o objetivo de promover a leitura e a interpretação do texto literário. O projeto foi pensado e executado por professores das áreas de língua portuguesa, língua inglesa e filosofia, sendo, portanto, interdisciplinar. O projeto foi executado em seis encontros com os alunos, as obras literárias analisadas foram escolhidas e distribuídas pelos professores. Foram utilizadas as plataformas google meet e google classroom para desenvolvimento das atividades do projeto. O público-alvo foram alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal do Maranhão. As atividades do projeto foram realizadas durante o período de isolamento, iniciando em maio de 2020 e terminando em janeiro de 2021. Concluiu-se, ao final da aplicação das atividades, que o projeto cumpriu seu objetivo e, embora alguns aspectos negativos tenham aparecido devido essa ser a primeira experiência dos professores em ambiente remoto, foi possível contribuir à formação dos alunos da escola de maneira positiva.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 4 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul,
COUTINHO, M. A. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de JeanLuc Godard. 2007. 326
f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e interdisciplinaridade. Alea: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro, vol. 10,
n. 1, jan./june 2008. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-
X2008000100003. Acesso em: 16 jan. 2017.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 32 ed. São Paulo:
Cortez, 1996 – Coleção Questões de Nossa Época; v.13.
JOSEF, B. Jorge Luis Borges: uma estética da inteligência. Jornal de Poesia. 1999. Disponível em:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/bh21borges3.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vania Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. Ed. 5. Reimp.
São Paulo: Contexto, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.