CLUBE DA LEITURA VIRTUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Clube da Leitura, Ambiente Remoto, Ensino Médio.

Resumo

O Clube da Leitura foi um projeto de ensino desenvolvido totalmente em ambiente remoto, com o objetivo de promover a leitura e a interpretação do texto literário. O projeto foi pensado e executado por professores das áreas de língua portuguesa, língua inglesa e filosofia, sendo, portanto, interdisciplinar. O projeto foi executado em seis encontros com os alunos, as obras literárias analisadas foram escolhidas e distribuídas pelos professores. Foram utilizadas as plataformas google meet e google classroom para desenvolvimento das atividades do projeto. O público-alvo foram alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal do Maranhão. As atividades do projeto foram realizadas durante o período de isolamento, iniciando em maio de 2020 e terminando em janeiro de 2021. Concluiu-se, ao final da aplicação das atividades, que o projeto cumpriu seu objetivo e, embora alguns aspectos negativos tenham aparecido devido essa ser a primeira experiência dos professores em ambiente remoto, foi possível contribuir à formação dos alunos da escola de maneira positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neliane Raquel Macedo Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus de Imperatriz, Imperatriz, MA.

Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão - Campus de Imperatriz, Imperatriz, MA, Brasil.

Eliana Kiara Viana Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus de Imperatriz, Imperatriz, MA.

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Maranhão - Campus de Imperatriz, Imperatriz, MA, Brasil.

André da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Imperatriz, MA.

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão -
Campus de Imperatriz, Imperatriz, MA, Brasil.

Magno Marciete do Nascimento Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Avançado Porto Franco, Porto Franco, MA.

Professor EBTT no Instituto Federal do Maranhão - Campus Avançado Porto Franco, Porto Franco, MA, Brasil.

Lais Milhomem de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, São Luiz, MA.

Professora de Língua Inglesa EBTT do Instituto Federal do Maranhão, São Luiz, MA, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 4 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul,

COUTINHO, M. A. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de JeanLuc Godard. 2007. 326

f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e interdisciplinaridade. Alea: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro, vol. 10,

n. 1, jan./june 2008. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-

X2008000100003. Acesso em: 16 jan. 2017.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 32 ed. São Paulo:

Cortez, 1996 – Coleção Questões de Nossa Época; v.13.

JOSEF, B. Jorge Luis Borges: uma estética da inteligência. Jornal de Poesia. 1999. Disponível em:

http://www.jornaldepoesia.jor.br/bh21borges3.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vania Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. Ed. 5. Reimp.

São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Aquino, N. R. M., Lima, E. K. V., Santos, A. da S., Oliveira, M. M. do N., & de Souza, L. M. (2021). CLUBE DA LEITURA VIRTUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e15/01–13. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65555

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)