O USO DE JOGOS PARA ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DA ONG AKATU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995072235

Palavras-chave:

Jogos, Educação Ambiental, Pedagogia Cultural

Resumo

Esta pesquisa procura responder à questão: que lições sobre educação ambiental ensinam os games desenvolvidos e disponibilizados na internet pela Organização Não Governamental pelo Consumo Consciente Akatu?  Realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e análise de materiais empíricos. Selecionou-se quatro games disponíveis no site Edukatu (https://edukatu.org.br/), espaço auto declarado pela ONG como de caráter educativo. Procedeu-se a descrição dos jogos para atentar às recorrências dos métodos e temas mobilizados para o ensino da educação ambiental nesses artefatos culturais. Verificou-se que os resultados encontrados corroboram com o conceito de Pedagogia Cultural, pois através da mecânica dos jogos os alunos aprendem lições sobre educação ambiental e aprendem ações que podem ser incorporadas no cotidiano. Refletimos que ao pressupor que o estímulo aos usuários para executar a separação dos resíduos, ler o rótulo dos alimentos, fazer melhores escolhas alimentares, lavar as mãos sem desperdício de água, poupar energia elétrica, que os jogos estejam, com isso, gerando consciência sobre os impactos ambientas.  Mas observou-se, ainda, uma certa superficialidade dos conceitos trazidos nos jogos, embora os mecanismos apresentem as lições de educação ambiental de uma maneira interativa, o mesmo não aprofunda questões que repensem o consumo e sim apresenta alternativas para o problema já existente.

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Biografia do Autor

Gabrielle Silva Bittencourt, Federal University of Rio Grande do Sul

Pedagoga Licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Andresa Silva da Costa Mutz, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento Interdisciplinar (UFRGS/CLN)

 

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

Bittencourt, G. S., & Mutz, A. S. da C. (2023). O USO DE JOGOS PARA ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DA ONG AKATU. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e11/1–18. https://doi.org/10.5902/2675995072235

Edição

Seção

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação