A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX DESIGN) COMO METODOLOGIA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação. Filosofia. UX design. Tecnologia. Práxis.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a possibilidade de ferramentas utilizadas na metodologia do UX design se relacionarem com as práticas pedagógicas dos professores da disciplina de Filosofia dentro de uma visão de escola democrática e plural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com foco nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), abordando os principais conceitos trazidos por Gert Biesta sobre a construção da subjetividade humana e da práxis, relacionando-o com conceitos de Donald Norman sobre a Experiência do Usuário (UX design). O artigo defende que a partir de percepções individuais e posteriormente na interação com o outro, as relações sociais podem se construir. Para ilustrar como é possível desenvolver esses conceitos na prática, foi realizado um estudo de caso sobre o projeto “Métodos de UX a serviço da Educação Pública”, que mostrou como vincular os princípios de UX design na educação contribuindo assim com a emancipação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Renata Caroline Zanquetta Cardozo, Instituto Federal do Paraná

Mestranda IFPR - Formada em Filosofia pela PUC/PR

Referências

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Zanquetta Cardozo, R. C., & Artuso, A. R. (2021). A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX DESIGN) COMO METODOLOGIA EDUCACIONAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e5/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67220