A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX DESIGN) COMO METODOLOGIA EDUCACIONAL

Authors

Keywords:

Educação. Filosofia. UX design. Tecnologia. Práxis.

Abstract

O objetivo deste artigo é demonstrar a possibilidade de ferramentas utilizadas na metodologia do UX design se relacionarem com as práticas pedagógicas dos professores da disciplina de Filosofia dentro de uma visão de escola democrática e plural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com foco nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), abordando os principais conceitos trazidos por Gert Biesta sobre a construção da subjetividade humana e da práxis, relacionando-o com conceitos de Donald Norman sobre a Experiência do Usuário (UX design). O artigo defende que a partir de percepções individuais e posteriormente na interação com o outro, as relações sociais podem se construir. Para ilustrar como é possível desenvolver esses conceitos na prática, foi realizado um estudo de caso sobre o projeto “Métodos de UX a serviço da Educação Pública”, que mostrou como vincular os princípios de UX design na educação contribuindo assim com a emancipação dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Caroline Zanquetta Cardozo, Instituto Federal do Paraná

Mestranda IFPR - Formada em Filosofia pela PUC/PR

References

AELA. O que é UX design. Medium, 2 maio 2019. Disponível em: <https://medium.com/aela/o-que-%C3%A9-ux-design-2f8161cd1a7b>. Acesso em: 27 jul. 2020. BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação - Revista quadrimestral. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 21-29. jan-abr. 2018.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEVY, Pierre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34. 2010.

NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

PIMENTEL, Tiago. Métodos de UX a serviço da Educação Pública - Ensinando como os métodos de Experiência do Usuário podem gerar visibilidade sobre a comunidade escolar para alunos da rede pública. UX design, 10 jun. 2019. Disponível em: <https://brasil.uxdesign.cc/m%C3%A9todos-de-ux-a-servi%C3%A7o-da-educa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-88ee64a4737e>. Acesso em: 7 jun. 2020.

REVISTA EI! ENSINO INOVATIVO. FGV/Direito SP, FGV/EAESP e FGV. Design Thinking. Ei! Ensino inovativo; v. 1, n. 1 Especial (2015): Tecnologia no ensino Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei/article/view/57647/56169>. Acesso em: 01 fev. 2021.

WIKIPEDIA. Brainstorming. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming>. Acesso em 27 jul. 2020.

WIKIPEDIA. Stakeholder. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder>. Acesso em 27 jul. 2020.

Published

2021-12-28

How to Cite

Zanquetta Cardozo, R. C., & Artuso, A. R. (2021). A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX DESIGN) COMO METODOLOGIA EDUCACIONAL. ReTER, 2(4), e5/01–15. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67220

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.