Sensibilização de alunos do ensino fundamental a partir de práticas ambientais no Parque Metropolitano de Pituaçu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130834625

Palavras-chave:

Jogos educativos, Conservação Ambiental, Mata Atlântica, Educação Ambiental

Resumo

Objetivou-se estimular o comportamento conservacionista em alunos do ensino fundamental partir de práticas ambientais no Parque Metropolitano de Pituaçu. O Parque é uma Unidade de Conservação urbana de mata atlântica, atualmente com 378 ha. Avaliamos 116 alunos de quatro escolas adjacentes ao Parque. Executamos três fases: 1. Conceitual (palestra), 2. Procedimental (observação de fauna e variáveis ambientais no Parque) e 3. Atitudinal (produção de desenhos e textos). Na primeira fase aplicamos questionários nos 116 alunos; na segunda e terceira fase, participaram 58 alunos que responderam mais uma vez o questionário. Comparamos os questionários através do teste t e Mann-Whitney. Não houve diferença significativa, tanto em relação a média geral (p= 0,5970;t’= 0,5302), quando comparado as questões subjetivas individualmente. Este resultado é inusitado, pois, esperávamos que a participação na fase procedimental contribuiria para o aprendizado das crianças. Desta forma, consideramos o questionário uma ferramenta insuficiente, pois, sofreu interferência da euforia dos alunos na atividade procedimental. Corroboramos está inferência, quando percebemos um aprendizado dos alunos a partir da análise dos desenhos e textos produzidos após a fase procedimental. Propomos a aplicação de ferramentas que estimulam a criatividade, como criação de desenhos, jogos e textos lúdicos para avaliar práticas ambientais.

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Biografia do Autor

Marcelo Cesar Lima Peres, Universidade Católica do Salvador, Salvador,BA

Doutor em Ecologia. Desde 2001 é coordenador do Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA), líder do Grupo de Pesquisa do ECOA no CNPq. Professor no Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Integrante do Regime de Tempo Contínuo (RTC), regime de 40 horas (28h pesquisa e 12h ensino de pós graduação e graduação), Chefe do Departamento de Zoologia ? UCSal (entre 2004 e 2009) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa na UCSal (desde 2009). É membro do GP/CNPq Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da UFBA, onde atua como biólogo colaborador. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Biologia 8ª Região (desde 2015). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área de Ecologia, Planejamento Ambiental, Educação Ambiental e Zoologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: perturbação natural, distúrbios intermediários, clareiras naturais em floresta atlântica, ecologia urbana aplicada ao planejamento ambiental, Aracnologia, Mirmecologia, fragmentação, perturbação antrópica e monitoramento de fauna terrestre. Estudos desenvolvidos no Parque Metropolitano de Pituaçu (Salvador-Bahia) e em outros fragmentos florestais da Bahia. Atuou durante 7 anos (2003 - 2010) como Consultor Ambiental na empresa LACERTA Ambiental, onde coordenou projetos de inventários de fauna e diagnósticos ambientais, além de programas de recuperação de áreas degradadas. Na área de educação desenvolveu (entre 2006 e 2008) um projeto com escolas do ensino fundamental, situada em regiões adjacentes ao Parque Metropolitano de Pituaçu, que fomentou uma maior conscientizarão conservacionista em crianças na faixa etária entre 9 e 13 anos, a partir de atividades de coletas de dados (variáveis ambientais) em ambientes naturais e criação de produto lúdicos (desenhos, jogos, etc). Atualmente trabalha a educação ambiental como ferramenta para sustentabilidade, com ênfase no desenvolvimento urbano e meio ambiente. Tem parceria com o Instituto Butantan (São Paulo-SP), através do Dr. Antônio Brescovit para produção de trabalhos e identificação taxonômica de aracnídeos e com o laboratório de Mirmecologia UECS/CEPLAC, através do Dr. Jacques Delabie, para produção de trabalhos e identificação taxonômica de formigas. 

Katia Regina Benati, Universidade Católica do Salvador, Salvador,BA

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005). Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA (2009) e Doutora em Ecologia pela UFBA (2014). Atualmente é professora da graduação e da pós graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde já ministrou para a graduação as disciplinas: Fundamentos em Ecologia e Educação Ambiental. Atualmente ministra as disciplinas Métodos Aplicados a Biologia de Campo; Biologia da Conservação; Ecologia e Conservação Urbana e Bioestatística aplicada à saúde. Na pós graduação, faz parte do corpo permanente do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental (Set/2017). Atua ainda, na mesma instituição, como professora do Lato Sensu, ministrando disciplinas de Conservação e Sustentabilidade e Bioestatística. Faz parte do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental. É pesquisadora do Centro de Ecologia e Conservação Animal - CENTRO ECOA pertencente a mesma instituição. Atuou também como professora da educação básica (2006 a 2017), nos colégios ISBA, Joan Miró e Sartre COC. Na área de consultoria, atuou como Consultora Ambiental da Empresa LACERTA Ambiental (2006 a 2011), na função de supervisora, realizando desde o planejamento a execução de projetos, através do programa de recuperação de áreas degradadas. Tem experiência na área de Ecologia, Conservação e Educação Socioambiental, com ênfase em fragmentação florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: serrapilheira, fragmentação e perda de hábitats em ambientes urbanizados, recuperação de áreas degradadas com foco em aranhas e formigas de serrapilheira. Na área de Educação Ambiental, atuou como coordenadora no Colégio ISBA (2009 e 2010) e participa de projetos que visam a sensibilização de estudantes das escolas públicas do ensino fundamental maior em relação as questões ambientais, a partir do desenvolvimento de atividades lúdicas e de coleta de dados ambientais.

Priscila Maria dos Santos Silva, Universidade Católica do Salvador, Salvador,BA

Mestre em Ecologia aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador. Têm experiência na área de Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Ecologia, Etnobiologia, Gerenciamento de Resíduos Industriais e Gestão Ambiental.

Virgínia Eudes Peneluca Amorim, Universidade Católica do Salvador, Salvador,BA

Possui Ciências graduação em Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2007) .  Pesquisadora voluntária do Centro de Ecologia e Conservação Animal da UCSAL

Marcelo Alves Dias, Universidade Católica do Salvador, Salvador,BA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2003); especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (2007) e mestrado em Ciências Biológicas, Subárea Zoologia pelo Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas (PEDEClBA), da Universidad de la Republica-Uruguay. Atualmente é professor assistente da Universidade Católica do Salvador e pesquisador do Centro de Ecologia e Conservação Animal. Atua profissionalmente como Diretor de Licenciamento da empresa Lacerta Consultoria, Projetos e Assessoria Ambiental LTDA. Tem experiência na área de ecologia e zoologia, com ênfase em ecologia aplicada, elaboração de programas de monitoramento de fauna, inventário faunístico, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, ciências ambientais, sistemática e biogeografia de aracnídeos, floresta atlântica, Restinga, fragmentação e ecologia de comunidade.

Referências

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Peres, M. C. L., Benati, K. R., Silva, P. M. dos S., Amorim, V. E. P., & Dias, M. A. (2019). Sensibilização de alunos do ensino fundamental a partir de práticas ambientais no Parque Metropolitano de Pituaçu. Revista Monografias Ambientais, 17, e11. https://doi.org/10.5902/2236130834625

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS