Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT

Autores

  • Carla Kênia Gomes Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Deyliane Cristina dos Santos Coimbra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Claudia Lucia Landgraf-Valerio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Marcos Vinícius Ferreira Vilela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820436

Palavras-chave:

Livro didático, Professores, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho analisou a forma de utilização do livro didático e dos recursos disponibilizados por ele, pelos professores de Ciências da Escola Estadual São Lourenço, Dom Aquino-MT. Para a realização dessa pesquisa investigamos qual o papel atribuído ao livro didático no planejamento e execução das aulas pelos professores, e qual a importância e contribuição do mesmo no processo de Ensino de Ciências para os alunos. O trabalho se desenvolveu no método de uma pesquisa qualitativa, onde as observações em sala de aula, relatos de conversas e os questionários aplicados foram os objetos de estudo e reflexão, para obtenção dos resultados da pesquisa. Após a coleta de dados foram realizadas as intervenções. Foram duas aulas, uma no 9º Ano, que abordava o tema: Corpos iguais, tempo de queda diferente; e a outra no 7º ano com o tema: Aves e a poluição. As atividades propostas na intervenção foram retiradas dos recursos disponíveis no livro didático. Os alunos foram questionados oralmente antes e depois da intervenção, para que pudéssemos analisar se haveria uma aprendizagem significativa por parte dos mesmos.

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Referências

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Coelho, C. K. G., Coimbra, D. C. dos S., Landgraf-Valerio, C. L., & Vilela, M. V. F. (2015). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT. Revista Monografias Ambientais, 14, 53–68. https://doi.org/10.5902/2236130820436

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