The importance of experimentation in the teaching of sciences to elementary school

Autores

  • Brasilia Castelhano Soares Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Maria Eduarda Castelhano de Campos Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Jean Rodrigo Thomaz Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Geovana da Cruz Pereira Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Rafael Roehrs Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS http://orcid.org/0000-0003-2825-2560

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130827003

Palavras-chave:

Problematização, Educação, Prática

Resumo

A experimentação, principalmente se comunicativa, é importante fator contribuinte para o interesse e a aprendizagem significativa em Ciências. Deste modo, o presente trabalho reconhece a importância da inserção da experimentação de maneira problematizadora no ensino de Ciências no nível fundamental, bem como realiza uma revisão sobre o assunto utilizando-se de artigos, leis, parâmetros e programas nacionais, e como os mesmos referemse ao Livro Didático e ensino fundamental ligados à experimentação. Com isto, mostrou-se que o ensino de Ciências nas escolas teve sempre o papel de reprodução de informações incontestáveis, onde a experimentação nem sempre tem sido aplicada de maneira que os estudantes construíssem seu conhecimento ao lado do professor. Entende-se ser necessária uma mudança por parte de todos, para que as escolas recebam atenção de verbas e que a formação dos professores os preparem para inserir a experimentação do melhor modo aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brasilia Castelhano Soares, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Foi bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando no subprojeto Ciências da Natureza no subgrupo Biologia da E.E.E.M. Marechal Cândido Rondon.

Maria Eduarda Castelhano de Campos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Foi bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Jean Rodrigo Thomaz, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Formado em Ciências da Natureza - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, corpo, gênero, sexualidade, reflexão do planejamento e interdisciplinaridade. Cursou parte de sua graduação na Loyola University Chicago, realizando graduação Sandwich nos Estados Unidos da América, pelo Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES. Faz parte do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Geovana da Cruz Pereira, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Cientista da Natureza Licenciada pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua na área de bioquímica de produtos biologicamente ativos e ensino de ciências desde 2010. Componente do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa, onde realiza mestrado sob orientação do Prof. Dr. Rafael Roehrs. Têm experiência na área de ensino e formação de educadores para o ensino básico.

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Docente em Ciências da Natureza, Especialização em Educação em Ciências, Especialização em Neurociências aplicada a educação e no Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UNIPAMPA

Referências

AGOSTINI; VW; Delizoicov, NC TRIAL TEACHING IN BASIC EDUCATION: IMPASSE AND CHALLENGES. National Meeting of Research in Science Education - VII Enpec - Florianopólis, 2009.

AMARAL, LR; SILVA, AC Practical work: teachers' conceptions of experimental classes in general chemistry disciplines. Evaluation notebooks, Belo Horizonte, v. 1, no. 3, p. 130-140, 2000.

ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa; Massabni, Vânia Galindo. The Development Practice Activities at School: A Challenge for Science Teachers. Science & Education, v.17, n.4, 2011.

ARAÚJO lived oak; Araujo, Rita de Cássia BF; SCHEFFER, Ana Maria Moraes. Discussing Learning and Development of Children in the light of the historical-cultural reference. Juiz de Fora, 2008.

AZEVEDO, Maria Cristina PS Education for research: questioning the activities in the classroom. In: OAK, Anna Maria Pessoa. Science Education: Bridging research and practice. São Paulo: A pioneer Thomson, 2003.

BARROS, Grace Thainá Encina.; LOMBA, Kathiellen Sousa; MEIRA, Ewerton Vinícius; CASTRO, David Tsuyoshi Hiramatsu of .; PEREIRA, Maria Fernanda Ramos; ANTUNES, Fabiano. The Science Teaching the practice of experimentation: a report of teaching experience. Mato Grosso do Sul: 2013.

BIZZO, N. Sciences: easy or difficult? Editora Attica, São Paulo. 2000.

BEHRSIN, Maria Cristina Doglio; SELLES, Sandra Escovedo. teaching continuing education: reflections from the voices of teachers participating in post graduation courses of ongoing science education. Proceedings of I ENEBIO. New millennium, new educational practices? P. 96-100. Niterói, 2001.

BRAZIL. Department of Elementary Education. national curriculum guidelines: Natural Sciences / Department of Elementary Education. Brasília: MEC / SEF, p. 138, 1998.

BORGES, AT New directions for the lab school science. Notebook Brazilian Physics Teaching, v. 19, no. 3, 2002

COHN, Clarice. Anthropology Child. 2.ed. Rio de Janeiro; Ed. Jorge Zahar, 2009.

DEL POZZO. L. The experimental activities in the ratings in textbooks PNLD Sciences 2010. Dissertation (Master of Education), State University of Campinas, Campinas, 2010.

FAGUNDES, Suzana Margarete Kurzmann. Experimentation in Science classes: a means for the formation of autonomy? In: Galiazzi, Mary C. et all. curricular constructivism network in science education: a survey door in the classroom. Ijuí, Ed. Unijuí, p. 317-336, 2007.

GALIAZZI, Mary C. et all. curricular constructivism network in science education: a survey door in the classroom. Ijuí, Ed. Unijuí, p. 317-336, 2007.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Production of teaching and research in education: study on the teaching in the course of pedagogy. Campinas: [Sn], (Ph.D. Thesis, Campinas) 1993.

GIOPPO, C .; Scheffer EWO; NEVES, MCD The experimental teaching in elementary school: A case of reflection in Parana. Educate, n. 14, p. 39-57. Editora UFPR, 1998.

GIORDAN, Marcelo. The role of experimentation in science education. New chemistry in school. Sao Paulo # 10, p. 43-49, 1999.

GUIMARAES, Cleidson Carneiro. The Experimentation in Chemistry Teaching: Ways and Strayed Towards Meaningful Learning. New chemistry in school. Vol. 31, No. 3, 2009.

GÜLLICH, Roque Isamel da Costa; SILVA, Lenice Heloisa de Arruda. The trial plot in the textbook: breeding theories and scientific truths. Mato Grosso do Sul: Search test in Science Education, Vol 15, No 2, 2013.

HODSON, D. Hacia un más critical focus del trabajo de la lab. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, No 3, p. 299-313, 1994.

LDB, Law of Directives and Bases of National Education. Brazil, in 1996.

MILK, Anna Carolina Silva; ARCHILHA, Rebeca Lopes; Carneiro, Ana Lucia Magalhaes. The science education in elementary school pcn the natural sciences and performance in the classroom a possible praxis. São Paulo, 2012.

MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. The relationship of chemistry teachers with the textbook and the teacher's notebook. São Paulo: Journal Enseñanza electronics de las Ciencias Vol 15, No. 1, p.. 121-146, 2016.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Biology Teaching: stories and practices in different educational spaces. São Paulo, Ed. Cortez, 2009.

MARREGA, Stella. The Development and Learning of Children in kindergarten. 2014.

MAYER, Kellen Cristina Martins; SANTOS, Lucivânia Moreira; ARAUJO, José Anchieta; PAULA, Jusivania Serpa de.Dificuldades found in the discipline of natural science for elementary school students of public school in the city of redemption - PA. Education magazine spaces. Vol.3, No. 6, p. 230-241, 2013.

MORTIMER, EF; CARVALHO, AMP. theoretical framework for analysis of the science teaching process. Notebook Research, n. 96, p. 5-14, 1996.

Mortimer, EF et al. curriculum proposed State of Minas Gerais Chemistry: fundamentals and assumptions. New chemical, São Paulo, v. 23, no. 2, p. 273-283, mar./abr.2000.

NETO, José Joaquim Soares; JESUS, Girlene Ribeiro and Karino, Camila Akemi, UNB (University of Brasilia), and ANDRADE, Dalton Francisco, UFSC (Federal University of Santa Catarina): A scale to measure school infrastructure. 2013.

OLIVEIRA, Patrícia de Santos; BIRTH, Marta Cristina; BIANCONI, M. Lucia. Conceptual changes or behavioral? Science and Culture. Vol.57, N04. São Paulo, 2005.

OSSAK, Ana Lídia; Bellini, Marta. The textbook in science: teaching driver or teaching resource? Education, Health and Environment, Niterói, v.2 n.3 p. 2-22, 2009.

PEREIRA, BB experimentation in science teaching and the teacher's role in the construction of knowledge. In: Notebooks of FUCAMP, Brazil, v. 9, no. 11, 2010. Version available online at http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/search/authors/view?firstName=Boscoli & MiddleName = Barbosa Pereira & lastName = & = affiliation FUCAMP & country = BR Access: February 20 2016.

PIAGET,J. Learning and knowledge. In: Piaget, J. Greco, P. Learning and knowledge. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. Original title: Apprentissage et connaissance, 1959.

NCP, National Curriculum Parameters 1st to 4th grades - 5th to 8th grades. Ministry of Education (MEC). Brazil.

PNLD, National Textbook Program. Ministry of Education (MEC). Brazil.

ROSITO, BA Science education and experimentation. In: Constructivism and science education: epistemological and methodological reflections. Roque Moraes (Org.) - 3. Ed - Porto Alegre. EDIPUCRS, 2008.

SANTANA, Lourdes Cardoso Salette. Use and School Laboratories Management. Santa Maria: Federal University of Santa Maria, in 2011.

Santomauro, Beatriz. What Teaching of Science. New School, 219ª ed. Ed.Abril, 2009.

SILVA, Diogo Tiago of .; Dornfeld, Carolina Buso. Group dynamics in biology classes: a motivational proposal for learning. Ilha Solteira, São Paulo: Journal Enseñanza electronics de las Ciencias Vol 15, No. 1, p.. 147-166, 2016.

SILVA, Weslla of Cabral. The experimentation in teaching materials of elementary school: an analysis focused on the teaching of composition of foods. Planaltina, DF: University of Brasilia, UNB Faculty Planaltina, 2014.

SUSI, Karla. Training of Science Teachers for Elementary Education. Recife, 2011.

TAHA, Marli Spat; Pinheiro, Edi Morales Jr. Learning with the investigation of experimentation in teaching science book. São Paulo: IFSP (2009)

VIEIRA, Kassius Otoni; SILVA, Rodrigo Luciano Kings; Mantovani, Harley Juliano. The development and learning in Vygotsky. Catholic University of Uberlândia.

VYGOTSKY, LS The social formation of mind. S. Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, LS; Luria AR; LEONTIEV, AN Language, development and learning. São Paulo: Icon, 1998.

WYZYKOWSKI, Tamini; Güllich, Ismael Roque da Costa; HEMEL, Erica the Holy Spirit; ARAUJO, Maria Cristina of Pansera. The trial in primary school science: a reflection on training context. Cerro Largo: 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Soares, B. C., Campos, M. E. C. de, Thomaz, J. R., Pereira, G. da C., & Roehrs, R. (2017). The importance of experimentation in the teaching of sciences to elementary school. Revista Monografias Ambientais, 15(2), 1–17. https://doi.org/10.5902/2236130827003

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA