Percepções da importância de reciclagem nos laboratórios da Fepagro/sede (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária)

Autores

  • Fernanda de Oliveira de Andrade Bertolo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Adriana Ferreira Martins Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Porto Alegre, RS
  • Dionísio Link Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084276

Palavras-chave:

Reutilização, Preservação, Entrevista

Resumo

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química, sendo este o fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos. Esse processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis e energia (Araguaia, 2011). A pesquisa realizada através de entrevista qualitativa dirigida aos integrantes dos laboratórios da FEPAGRO/Sede, localizada no município de Porto Alegre/RS, obteve como resultado, quando questionados se havia algum tipo de reciclagem, 50% responderam que sim, citando como que essa reciclagem consiste em lixo reciclável e descartável; a reutilização de embalagens de vidros e plásticas bem como papelão; separação em lixo seco e orgânico e, a incorporação das soluções e meios preparados quando do descarte à resíduos orgânicos para compostagem. E quando questionado sobre a reciclagem todos se disseram a favor, contudo, quanto ao por que se notou ao mesmo tempo uma diversidade e semelhanças nas respostas referentes a percepção da importância da reciclagem sendo estas: a preservação e proteção do ambiente e saúde, assim diminuindo a poluição e contaminação da água, solo e ar; preservação dos recursos renováveis e não renováveis além das riquezas; economia da instituição e de energia para produção de novas embalagens e melhora de vida dos indivíduos. Com base, na pesquisa efetuada percebe-se que os entrevistados têm a sensibilidade necessária para assim adotarem um programa de reciclagem dentro da Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGUAIA, M. Reciclagem. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/reciclagem.htm.Acesso

em: 16 agost. 2011

CBS Previdência. COLETA SELETIVA DE LIXO. Disponível em: http://www.cbsprev.com.br/web/images/Coleta_Seletiva_de_lixo.pdf. Acesso em: 7 nov. 2011.

CIBio (Comissão de Biossegurança), Instituto de Químca da Unicamp, 2009. Disponível em: http://www.cibio-iq.iqm.unicamp.br/regras.html. Acesso em: 10 nov. 2011.

JARDIM, W.F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, v.21, n.5, São Paulo, 1998, p.671-673.

LEAL, A.C.; GONÇALVES, M.A.; JUNIOR, A.T. A reinserção do lixo na sociedade do capital: Uma contribuição ao entendimento do trabalho na catação e na reciclagem. In: JUNIOR, A.T.(Ed.) Dinâmica geográfica do trabalho do século XXI (Limites explicativos, autocrítica e desafios teóricos). Presidente Prudente, 2009, p. 143-156.

SCHWAMBACH, K.H. Utilização de plantas medicinais e medicamentos no autocuidado no município de

Teutônia, RS. Porto Alegre: UFRGS, 2007, 98p.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Bertolo, F. de O. de A., Martins, A. F., & Link, D. (2012). Percepções da importância de reciclagem nos laboratórios da Fepagro/sede (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1132–1136. https://doi.org/10.5902/223613084276

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)