CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO, DA RELAÇÃO COMERCIAL E DO MANEJO DE RESÍDUOS E REJEITOS SÓLIDOS DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DE FRANCA (SP)

Autores

  • Elias Antônio Vieira Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
  • Agnaldo de Souza Barbosa Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703076

Palavras-chave:

Indústria de Calçados, Processo Produtivo, Relação Comercial, Manejo de Resíduos, Manejo de Rejeitos Sólidos.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611703076

Neste trabalho se descrevem as características da indústria de calçados de Franca quanto ao processo produtivo, à relação comercial e o manejo de resíduos e rejeitos sólidos, através de visitas de campo aos seus representantes. Quanto aos resultados seu processo produtivo é constituído de múltiplasetapas, nem sempre trabalha com tecnologia de última geração, há escassez de pesquisa básica, e seus produtos geralmente não são originais. Na relação comercial a indústria muitas vezes é mera fornecedora de mão-de-obra a marcas de terceiros. Prevalece a destinação de resíduos e rejeitos sólidos ao aterro sanitário da Municipalidade. Disso resultam que as indústrias devem aperfeiçoar os modos de criar, produzir e comercializar seus produtos, assim como manejar os resíduos e rejeitos sólidos com vistas agarantir sua permanência e desenvolvimento no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Antônio Vieira, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Pós doutorando, bolsista da FAPESP e pesquisador do LabDES, UNESP, Franca/SP (Graduação em Estudos Sociais e Geografia, doutorado em Geografia, especialização em resíduos e rejeitos. Formação profissional em atividades comerciais varejistas e industriais. Atuação em atividades classistas e federação esportiva. Participou da assesoria parlamentar na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, SP e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. É consultor ad-hoc da FUNDECT/MS. Está vinculado ao Ministério Público do Estado de São Paulo - Comarca de Cravinhos, SP, na condição de Geógrafo, onde atua no acompanhamento da gestão de resíduos nos municípios da Comarca. É membro efetivo, bolsista da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisador do LabDES -Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade da UNESP, campus Franca, SP, onde desenvolve pesquisa de gestão ambiental na indústria de calçados do pólo local.)

Agnaldo de Souza Barbosa, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Coordenador e pesquisador do LabDES, UNESP, Franca/SP

Avenida Eufrázia Monteiro Petraglia, 900. CEP: 14409-160 - Franca – SP

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra, 2004.

GORINI, A.P.; CORREA, A. R.; SILVA, C.V. F. A indústria calçadista de Franca. Rio de Janeiro: BNDES, 2000.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Balança Comercial Brasileira por Município. Brasília, 2010.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Relatório Anual de Informações Sociais. Brasília, vários anos.

SINDIFRANCA [Sindicato da Indústria de Calçados de Franca]. Mapeamento do setor calçadista. Franca, nov/2010.

VIEIRA, E. A.; BARBOSA, A. S. Franca (SP): aspectos da gestão ambiental e governança na indústria de calçados. In: Workshop da UNESP sobre meio ambiente. Araraquara (SP): UNESP, 2010

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Vieira, E. A., & Barbosa, A. de S. (2011). CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO, DA RELAÇÃO COMERCIAL E DO MANEJO DE RESÍDUOS E REJEITOS SÓLIDOS DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DE FRANCA (SP). Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 4(4), 586–592. https://doi.org/10.5902/223611703076

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)