A responsabilidade ambiental da Universidade na formação humana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019475Palavras-chave:
Conhecimento, Desenvolvimento, Cidadania, Situação ambientalResumo
Desde sempre a Universidade buscou cultivar e transmitir o conhecimento, exercendo papel fundamental para a sociedade, traduzido em desenvolvimento e progresso intelectual. Hoje, a educação superior tem caráter mais universal e, além disso, mais do que formação profissional técnica e qualificada, ela deve preparar o aluno para o pleno exercício da cidadania, cuidando para que a sua atividade de pesquisa vise, também, a resposta aos problemas e a busca de solução para as necessidades da comunidade. A missão da Universidade tem que ser ampliada para além das fronteiras da simples formação técnica que atenda a fins imediatistas. A atual situação ambiental requer que a Universidade desempenhe um novo papel, assumindo uma posição crítico-reflexiva com o objetivo de moldar uma nova racionalidade que leve à transformação dos modelos científicos tradicionais, promovendo novos conhecimentos e integrando os diferentes saberes. Assim, é preciso um reexame dos valores ambientais em discussão no âmbito universitário. Cabe, então, à Universidade ter o seu papel social confrontado com um engajamento mais prático à questão ambiental, principalmente na formação de profissionais capacitados e aptos a pensar os problemas ambientais que afligem a humanidade.
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