A responsabilidade ambiental da Universidade na formação humana

Autores/as

  • Arismar Manéia Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117019475

Palabras clave:

Conhecimento, Desenvolvimento, Cidadania, Situação ambiental

Resumen

Desde sempre a Universidade buscou cultivar e transmitir o conhecimento, exercendo papel fundamental para a sociedade, traduzido em desenvolvimento e progresso intelectual. Hoje, a educação superior tem caráter mais universal e, além disso, mais do que formação profissional técnica e qualificada, ela deve preparar o aluno para o pleno exercício da cidadania, cuidando para que a sua atividade de pesquisa vise, também, a resposta aos problemas e a busca de solução para as necessidades da comunidade. A missão da Universidade tem que ser ampliada para além das fronteiras da simples formação técnica que atenda a fins imediatistas. A atual situação ambiental requer que a Universidade desempenhe um novo papel, assumindo uma posição crítico-reflexiva com o objetivo de moldar uma nova racionalidade que leve à transformação dos modelos científicos tradicionais, promovendo novos conhecimentos e integrando os diferentes saberes. Assim, é preciso um reexame dos valores ambientais em discussão no âmbito universitário. Cabe, então, à Universidade ter o seu papel social confrontado com um engajamento mais prático à questão ambiental, principalmente na formação de profissionais capacitados e aptos a pensar os problemas ambientais que afligem a humanidade.

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Biografía del autor/a

Arismar Manéia, Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Professor Doutor, Departamento de Mestrado em Tecnologia Ambiental, Faculdades Integradas de Aracruz, ES

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Publicado

2016-02-29

Cómo citar

Manéia, A. (2016). A responsabilidade ambiental da Universidade na formação humana. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 274–282. https://doi.org/10.5902/2236117019475

Número

Sección

ENVIRONMENTAL EDUCATION