Diagnóstico de impactos em área de instalação de pequena central hidrelétrica no município de Taquaruçu do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015538Palavras-chave:
Legislação, Manejo, Impacto.Resumo
Bacias hidrográficas caracterizam-se por apresentar áreas drenadas por um corpo hídrico e seus afluentes, onde a dinâmica desse corpo d’água relaciona-se diretamente com a topografia, vegetação, tipo de solo, índice pluviométrico e atividades antrópicas desenvolvidas no ambiente. Devido a isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar os impactos gerados pela presença de uma Pequena Central Hidrelétrica e de área turística aos seus arredores, bem como algumas medidas de recuperação e estabilização da área que circunda o Rio Fortaleza, via estudo de caso do uso e ocupação do solo, em área do município de Taquaruçu do Sul/RS. Para está realização foi levantado dados de áreas, através de visita a campo, levantamento fotográfico e por meio do Google Earth. As propostas para controle dos impactos no rio, gerados pela ocupação antrópica e PCH na área, são a implantação de faixa de área de preservação permanente, estabilização de taludes e a instalação de lixeiras em área de fins turísticos. Sendo assim, para um manejo adequado de uma bacia hidrográfica se faz necessário o desenvolvimento de atividades em equilíbrio com o meio ambiente, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico dos habitantes e respeitando a capacidade de suporte do ecossistema.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. E., SOUSA, A. S. S, NETO, J. M. M., SOUTO, J. S., REINALDO, L. R. L. R. Impactos ambientais em bacias hidrográficas – Caso da Bacia do Rio Paraíba. Sistema Eletrônico de Revistas–UEPB, 2009.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. Resolução no 652, de 9 de dezembro de 2003.
BRASIL. Código Florestal. Lei n° 12.651 de 25 de maio de 2012.
BREDA, L. S. Avaliação espaço – temporal da qualidade da água do reservatório da usina hidrelétrica de Funil – Região Sul de Minas Gerais / Luís de Souza Breda . 2011.
CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Resolução CONAMA nº 302 de 20 de março de 2002.
GRUPO CRELUZ. Hidrelétrica PCH Granja Velha. Disponível em:< http://www.creluz.com.br>.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Rio Grande do Sul.
NILTON, Cássio L. O impacto das pequenas centrais hidrelétricas - PCHs no meio ambiente. Lavras (Minas Gerais). 2009.
MIGUEL, F. R. M.; VIEIRA, S. R.; GREGO, C. R. Variabilidade espacial da infiltração de água em solo sob pastagem em função da intensidade de pisoteio. Pesquisa agropecuaria brasileira, Brasília, v.44, n.11, p.1513-1519, nov. 2009.
PMTS – PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARUÇU DO SUL. Dados Históricos.
QUEIROZ, R.; GRASSI, P.; LAZZARE, K.; KOPPE, E.; TARTAS, B. R.; KEMERICH, P. D. C. Geração de energia elétrica através da energia hidráulica e seus impactos ambientais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET. e-ISSN 2236 1170 - v. 13 n. 13 Ago. 2013, p. 2774- 2784.
SANTOS, Viviane Rocha dos. Avaliação da qualidade da água do rio Andrada através do modelo QUAL2K. Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2009.
SILVA, M. J. D.; TORRES, L. H .R.; ALVES, J. X. S. Enchente no Município de São Luiz do Paraitinga/SP: Soluções Construtivas Utilizadas na Proteção das Margens do Rio Paraitinga. Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP. Campus Guarujá. São Paulo. 2011.
TAQUARUÇU DO SUL. Plano Ambiental. 2ª ed. 2010. Disponível em:< http://taquarucudosulrs.com.br>. Acesso: 20 jul. 2013.
TEODORO, Valter L. I. et al. O conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental local. REVISTA UNIARA, n.20, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.