Análise do conhecimento dos profissionais da construção civil sobre os resíduos de construção civil e demolição na cidade de Campo Mourão - PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117014756Palavras-chave:
Resíduos Sólidos, construção civil, sustentabilidade.Resumo
O setor da construção civil é responsável pela geração de um grande volume de resíduos sólidos de construção civil e demolição que representam um grave problema em muitas cidades brasileiras devido, principalmente, a disposição irregular desses resíduos. Mesmo com a existência de normas e leis que estabelecem diretrizes para gestão dos resíduos de construção civil e demolição, ainda há uma ineficiência da tomada de decisão em relação a gestão correta desses resíduos. Este trabalho tem como objetivo analisar o grau de conhecimento dos profissionais da construção civil, em relação a gestão dos resíduos de construção civil e demolição, a partir de um estudo de caso na cidade de Campo Mourão-PR. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado um questionário estruturado a 53 profissionais, engenheiros civis e arquitetos, cadastrados na Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão – AREA. Com o estudo observou-se que apesar dos profissionais terem conhecimento sobre a legislação que envolve a gestão dos resíduos de construção civil, é necessário educação e informação sobre a minimização e reciclagem desses resíduos, bem como, investimentos e fiscalização para evitar o descarte irregular levando a impactos ambientais.
Downloads
Referências
ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (2011). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil.
AZEVEDO, G. O. D.; KIPERSTOK, A.; MORAES, L. R. S. (2006). Resíduos da construção civil em Salvador: os caminhos para uma gestão sustentável. Eng. Sanit. Ambient. vol. 11, nº 1, 65-72.
BRASIL (a), Lei 12.305, de 2 de Agosto de 2010. (2010). Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 74, p. 950-971.
BRASIL (b). Conselho Nacional de Meio Ambiente. (2002) Resolução CONAMA nº. 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil. Ministério do Meio Ambiente: CONAMA, 2002. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Oficial
JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. (2011). Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos Avançados. 25 (71).
SINDUSCON (2005). Gestão ambiental de resíduos da construção civil. A experiência do SindusCon-SP. São Paulo: Sinduscon.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.