Análise do conhecimento dos profissionais da construção civil sobre os resíduos de construção civil e demolição na cidade de Campo Mourão - PR

Autori

  • Franciely Velozo Aragão Universidade Estadual de Maringá
  • Emanuely Velozo Aragão Universidade Estadual de Maringá
  • Valdomiro Lubachevski Kurta UTFPR-CM
  • Dante Alves Madeiros Filho
  • João Batista Sarmento do Santos Neto Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa de Sousa Universidade Estadual de Maringá
  • Syntia Lemos Cotrin Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117014756

Parole chiave:

Resíduos Sólidos, construção civil, sustentabilidade.

Abstract

O setor da construção civil é responsável pela geração de um grande volume de resíduos sólidos de construção civil e demolição que representam um grave problema em muitas cidades brasileiras devido, principalmente, a disposição irregular desses resíduos. Mesmo com a existência de normas e leis que estabelecem diretrizes para gestão dos resíduos de construção civil e demolição, ainda há uma ineficiência da tomada de decisão em relação a gestão correta desses resíduos. Este trabalho tem como objetivo analisar o grau de conhecimento dos profissionais da construção civil, em relação a gestão dos resíduos de construção civil e demolição, a partir de um estudo de caso na cidade de Campo Mourão-PR. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado um questionário estruturado a 53 profissionais, engenheiros civis e arquitetos, cadastrados na Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão – AREA. Com o estudo observou-se que apesar dos profissionais terem conhecimento sobre a legislação que envolve a gestão dos resíduos de construção civil, é necessário educação e informação sobre a minimização e reciclagem desses resíduos, bem como, investimentos e fiscalização para evitar o descarte irregular levando a impactos ambientais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Franciely Velozo Aragão, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/FECILCAM (2011), também é Mestre em Engenharia Urbana na área de concentração Infraestrutura e Sistemas Urbanos,pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2014). Atualmente é docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UEM) da Universidade Estadual de Maringá.

Emanuely Velozo Aragão, Universidade Estadual de Maringá

Valdomiro Lubachevski Kurta, UTFPR-CM

Dante Alves Madeiros Filho

João Batista Sarmento do Santos Neto, Universidade Estadual de Maringá

Larissa de Sousa, Universidade Estadual de Maringá

Syntia Lemos Cotrin, Universidade Estadual de Maringá

Riferimenti bibliografici

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (2011). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil.

AZEVEDO, G. O. D.; KIPERSTOK, A.; MORAES, L. R. S. (2006). Resíduos da construção civil em Salvador: os caminhos para uma gestão sustentável. Eng. Sanit. Ambient. vol. 11, nº 1, 65-72.

BRASIL (a), Lei 12.305, de 2 de Agosto de 2010. (2010). Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 74, p. 950-971.

BRASIL (b). Conselho Nacional de Meio Ambiente. (2002) Resolução CONAMA nº. 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil. Ministério do Meio Ambiente: CONAMA, 2002. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Oficial

JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. (2011). Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos Avançados. 25 (71).

SINDUSCON (2005). Gestão ambiental de resíduos da construção civil. A experiência do SindusCon-SP. São Paulo: Sinduscon.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-02-02

Come citare

Aragão, F. V., Aragão, E. V., Kurta, V. L., Madeiros Filho, D. A., Santos Neto, J. B. S. do, Sousa, L. de, & Cotrin, S. L. (2015). Análise do conhecimento dos profissionais da construção civil sobre os resíduos de construção civil e demolição na cidade de Campo Mourão - PR. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1326–1333. https://doi.org/10.5902/2236117014756

Fascicolo

Sezione

ARTICLES

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.