Uso de objetos de aprendizagem digital para flexibilizar o conhecimento e potencializar a autonomia do aprendizado no ensino da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012752Palavras-chave:
Educação, Educação Ambiental, Objetos de Aprendizagem Digital, Pegada Ecológica, Tecnologia EducacionalResumo
A relevância da Educação Ambiental (EA) na educação se encontra fragilizada em sua prática pedagógica, além de muito contingente no uso das tecnologias. Este estudo propõe avaliar a contribuição e as potencialidades do uso de objetos de aprendizagem digital (OAD) no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, no município de Arroio do Tigre. Os ODA propõem o uso de atividades de conscientização por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais, abordando temas relacionados com a questão ambiental, sustentabilidade, moda, consumismo e lixo. Partindo de um pressuposto local, porém não deixando de considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos, com uma visão ampla de alcance regional e global, foi aplicado o cálculo da pegada ecológica e construídos vídeos de educação ambiental para serem espalhados virtualmente nas redes sociais e no Youtube.
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