Uso de objetos de aprendizagem digital para flexibilizar o conhecimento e potencializar a autonomia do aprendizado no ensino da educação ambiental

Autor/innen

  • Deise Quiele Rauber Fiuza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liziany Medeiros Muller Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7325-6611
  • Aline Pereira de Arruda Rech Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Andreia Oliveira Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-8582-4441

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012752

Schlagworte:

Educação, Educação Ambiental, Objetos de Aprendizagem Digital, Pegada Ecológica, Tecnologia Educacional

Abstract

A relevância da Educação Ambiental (EA) na educação se encontra fragilizada em sua prática pedagógica, além de muito contingente no uso das tecnologias. Este estudo propõe avaliar a contribuição e as potencialidades do uso de objetos de aprendizagem digital (OAD) no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, no município de Arroio do Tigre. Os ODA propõem o uso de atividades de conscientização por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais, abordando temas relacionados com a questão ambiental, sustentabilidade, moda, consumismo e lixo. Partindo de um pressuposto local, porém não deixando de considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos, com uma visão ampla de alcance regional e global, foi aplicado o cálculo da pegada ecológica e construídos vídeos de educação ambiental para serem espalhados virtualmente nas redes sociais e no Youtube.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Liziany Medeiros Muller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Maria

Aline Pereira de Arruda Rech, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria

Andreia Oliveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Adjunta III da Universidade Federal de Santa Maria

Literaturhinweise

ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html. Acesso em 14 de out. 2012

DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção- Um resumo didático dos

desafios socioambientais. Editora Gaia, 2004.

ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, D. (orgs). A docência na educação superior- sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2005.

GALLOTTA, Alexandre; NUNES, César Augusto. Objetos de aprendizagem a serviço do professor, 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2012.

Global Footprint Network . Site. Disponível em: http://www.footprintnetwork. org/en/index.php/GFN/. Acesso em 23 de out. de 2012.

HAMZE, A. Linguagem Audiovisual e a Educação. 2010. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/linguagem.htm. Acesso em 13 de out. de 2012.

HISTÓRIA DAS COISAS. Versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard, 20min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch=v=ZpkxCpxKilI&feature=fvst (primeira parte) e http://www.youtube.com/watch?v=ZgyNw5pIXE8&feature=relmfu, (segunda parte). Acesso em 10 de out. de 2012.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas. Papirus, 6 ed. 2010 v.1. 141 p.

LAZARINI, S. Utilizando a tecnologia a seu favor. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=11941. Acesso em: 09 out. de 2012.

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/ situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html. Acesso em: 20 de out. de 2010.

NEVES, S. Proposta de educação sócio-ambiental: Educação para o futuro. Uruaçu. 2003. Disponível em: .Acesso em:08 out. 2012.

NITZKE, J. A. CARNEIRO, M. L. F. FRANCO, S. R. K. Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador e sua Epistemologia. In: Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre: UFRGS. Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, 2002.

PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.126p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 15 de out. de 2012.

PEGADA ECOLÓGICA. Que marca quer deixar no planeta? Texto: Mônica Pilz Borba; Coordenação: Larissa Costa e Mariana Valente; Supervisão: Anderson Falcão – Brasília: WWF-Brasil, 2007. Disponível em: http://www.wwf.org.br/ e http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/http://ecobairro .org.br/site/pegada.pdf, cálculo da pegada ecológica. Acesso em: 03 de nov. de 2012.

PLANETA FAMINTO 2 UM NOVO CAPÍTULO. Documentário brasileiro, 7 min. Disponível em: http://youtu.be/6zWIAtWXNY0. Acesso em 14 de out. de 2012.

SAMPAIO, M.N; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SANTOS, JÚLIO CÉSAR FURTADO. O Papel do Professor na Promoção da Aprendizagem Significativa, 2008. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/aprendizagemsig/index.php?pagina=2>. Acesso em 10 out. 2012.

VAN BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa.Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. CPGEP/UFSC, 250 p., 2006.

Veröffentlicht

2014-04-15

Zitationsvorschlag

Fiuza, D. Q. R., Muller, L. M., Rech, A. P. de A., & Machado, A. O. (2014). Uso de objetos de aprendizagem digital para flexibilizar o conhecimento e potencializar a autonomia do aprendizado no ensino da educação ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 583–596. https://doi.org/10.5902/2236117012752

Ausgabe

Rubrik

ARTICLES