Determinação do índice de risco ambiental das instalações de uma unidade de uma instituição federal multicampi de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012651

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Índice de Risco Ambiental, FMEA, Universidade

Resumo

Apreocupação com o desenvolvimento sustentável vem ganhando importância nasorganizações públicas e privadas, dentre as quais, incluem-se as Instituiçõesde Ensino Superior (IES). Para aquelas organizações que ainda não adotaram umSistema de Gestão Ambiental (SGA), uma etapa preliminar é o levantamento e aanálise dos aspectos e impactos ambientais. Desta forma, o objetivo destetrabalho foi realizar o Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA)de uma unidade de uma Instituição Federal Multicampi de Ensino Superior, com autilização da ferramenta FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos),identificando o Índice de Risco Ambiental (IRA). A escolha por este métododeu-se, basicamente, pela possibilidade de se avaliar os riscos ambientais emfunção da facilidade de implantação de ações corretivas gerando, desta forma,uma lista de ações a serem desenvolvidas em vários estágios de tempo,permitindo o início do planejamento de um SGA. Após a visita coletiva aosespaços, verificaram-se in loco os aspectos e impactosambientais dos seguintes ambientes: biblioteca/sala de estudos; salas dosprofessores/Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NUDE); hall e corredores;banheiros; secretaria acadêmica/administrativa e laboratórios. Através destapesquisa foi possível constatar que a principal causa potencial dos impactosambientais é a falta de manutenção do sistema elétrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Teixeira Senna, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel.

Ricardo Ribeiro Alves, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel (Rio Grande do Sul).

Nara Rejane Zamberlan dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, campus São Gabriel.

Fabrício Lopes Costa, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Assistente em Administração. Discente do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da UNIPAMPA, Campus São Gabriel, RS.

Referências

ANDRADE, M. R. S.; TURRIONI, J. B. Uma Metodologia de análise dos aspectos e impactos ambientais através da utilização do FMEA.

ENEGEP, USP/POLI, São Paulo, 2000.

VANDENBRANDE, W. W. How to use FMEA to reduce the size of your quality toolbox; Quality Progress. v.31, n.11, p.97-100, 1998.

CAMPANI, D. B. Implementação do sistema de gestão ambiental no prédio da engenharia mecância-UFRGS. XXX Congresso Interamericano de Ingeniería Sanitaria Y Ambiental, Punta Del Este, 2006.

TAUCHEN, J.;BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v.13, n.3, p.503-515, 2006.

ZAMBRANO, T.F.; MARTINS, M.F. Utilização do método FMEA para avaliação do risco ambiental. Revista Gestão &Produção, v. 14, n. 2, p. 295-309, 2007.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Senna, A. J. T., Alves, R. R., Santos, N. R. Z. dos, & Costa, F. L. (2014). Determinação do índice de risco ambiental das instalações de uma unidade de uma instituição federal multicampi de ensino superior. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 555–565. https://doi.org/10.5902/2236117012651

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)