Determinação do índice de risco ambiental das instalações de uma unidade de uma instituição federal multicampi de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012651Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Índice de Risco Ambiental, FMEA, UniversidadeResumo
Apreocupação com o desenvolvimento sustentável vem ganhando importância nasorganizações públicas e privadas, dentre as quais, incluem-se as Instituiçõesde Ensino Superior (IES). Para aquelas organizações que ainda não adotaram umSistema de Gestão Ambiental (SGA), uma etapa preliminar é o levantamento e aanálise dos aspectos e impactos ambientais. Desta forma, o objetivo destetrabalho foi realizar o Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA)de uma unidade de uma Instituição Federal Multicampi de Ensino Superior, com autilização da ferramenta FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos),identificando o Índice de Risco Ambiental (IRA). A escolha por este métododeu-se, basicamente, pela possibilidade de se avaliar os riscos ambientais emfunção da facilidade de implantação de ações corretivas gerando, desta forma,uma lista de ações a serem desenvolvidas em vários estágios de tempo,permitindo o início do planejamento de um SGA. Após a visita coletiva aosespaços, verificaram-se in loco os aspectos e impactosambientais dos seguintes ambientes: biblioteca/sala de estudos; salas dosprofessores/Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NUDE); hall e corredores;banheiros; secretaria acadêmica/administrativa e laboratórios. Através destapesquisa foi possível constatar que a principal causa potencial dos impactosambientais é a falta de manutenção do sistema elétrico.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. R. S.; TURRIONI, J. B. Uma Metodologia de análise dos aspectos e impactos ambientais através da utilização do FMEA.
ENEGEP, USP/POLI, São Paulo, 2000.
VANDENBRANDE, W. W. How to use FMEA to reduce the size of your quality toolbox; Quality Progress. v.31, n.11, p.97-100, 1998.
CAMPANI, D. B. Implementação do sistema de gestão ambiental no prédio da engenharia mecância-UFRGS. XXX Congresso Interamericano de Ingeniería Sanitaria Y Ambiental, Punta Del Este, 2006.
TAUCHEN, J.;BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v.13, n.3, p.503-515, 2006.
ZAMBRANO, T.F.; MARTINS, M.F. Utilização do método FMEA para avaliação do risco ambiental. Revista Gestão &Produção, v. 14, n. 2, p. 295-309, 2007.