Mestrado profissionalizante e novas tecnologias educacionais: uma proposta de ambiente virtual de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708226Parole chiave:
Mestrado Profissional, Novas Tecnologias Educacionais, Moodle.Abstract
O mestrado profissionalizante em Tecnologia Mineral da Universidade Federal do Pampa, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria foi recomendado pela CAPES em meados de 2012 e tem seu início previsto para o primeiro semestre de 2013. Este artigo apresenta uma proposta da utilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para três disciplinas, Ciclos Biogeoquímicos, Fundamentos da Ecotoxicologia e Controle Ambiental da Água, utilizando a plataforma Moodle e visando atender como modelo aos docentes e ser aplicável aos discentes. As características semipresenciais do curso, assim como a heterogeneidade da clientela justificam a aplicação de tecnologias alternativas na consolidação do curso. Portanto, a proposta se apresenta como uma forma diversificada de ensino, uma vez que disponibiliza diversas ferramentas, entre elas, blogs, e-mails, fóruns, chats, galerias, diários e materiais atualizados (vídeos, textos) que contribuem para a fixação dos módulos trabalhados presencialmente. Assim, esta proposta permitirá uma interação entre os usuários quanto a exposição de sua opinião, contribuindo para o debate e troca de informações, além de oferecer tanto a possibilidade de aprendizagem de forma assíncrona ou síncrona, quanto de gestão do tempo e local para o estudo, ou seja, flexibilidade.
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