Mestrado profissionalizante e novas tecnologias educacionais: uma proposta de ambiente virtual de ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria / Departamento de Química

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708226

Palabras clave:

Mestrado Profissional, Novas Tecnologias Educacionais, Moodle.

Resumen

O mestrado profissionalizante em Tecnologia Mineral da Universidade Federal do Pampa, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria foi recomendado pela CAPES em meados de 2012 e tem seu início previsto para o primeiro semestre de 2013. Este artigo apresenta uma proposta da utilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para três disciplinas, Ciclos Biogeoquímicos, Fundamentos da Ecotoxicologia e Controle Ambiental da Água, utilizando a plataforma Moodle e visando atender como modelo aos docentes e ser aplicável aos discentes. As características semipresenciais do curso, assim como a heterogeneidade da clientela justificam a aplicação de tecnologias alternativas na consolidação do curso. Portanto, a proposta se apresenta como uma forma diversificada de ensino, uma vez que disponibiliza diversas ferramentas, entre elas, blogs, e-mails, fóruns, chats, galerias, diários e materiais atualizados (vídeos, textos) que contribuem para a fixação dos módulos trabalhados presencialmente. Assim, esta proposta permitirá uma interação entre os usuários quanto a exposição de sua opinião,  contribuindo para o debate e troca de informações, além de oferecer tanto a possibilidade de aprendizagem de forma assíncrona ou síncrona, quanto de gestão do tempo e local para o estudo, ou seja, flexibilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, L, BRITO, M. O Ambiente Moodle como Apoio ao Ensino Presencial

Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/085tcc3.pdf

Acessado em 22/04/2012.

BARROS, E. C., VALENTIM, M. C., MELO, M. A. A. O debate sobre o mestrado profissional na Capes: trajetória e definições. R B P G, v. 2, n. 4, p. 124-138, jul. 2005.

BELLONI, M.L. Mediatização – os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação.

In: BELLONI, M.L. Educação a distância. Editora Autores Associados, 1999, pp. 53-77.

CAPES. Portaria nº 80 de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção I, p. 14 de 11 de janeiro de 1999.

HAGUENAUER, C. J. ; LOPEZ, F. B.; MARTINS, F. N.; BARBOSA, M. V. G.. Estudo Comparativo de Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem Online. Revista Educaonline, Vol 1, nº 3, setembro/ dezembro de 2007.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de: Carlos I. da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

LOPES, A. M. A.; SILVA, S.V.; BOECHAT, J.; OLIVEIRA, S. S.; ALVES, P. M. Reforço ao Ensino

Presencial Através do Ambiente Moodle – uma Abordagem Baseada no Curso de Engenharia de Produção dos Institutos Superiores de Educação do CENSA (ISECENSA). XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Foz do Iguaçu, 2007.

LOPEZ, J. M.; ROMERO, E.; ROPERO, E. Utilización de Moodle para el desarrollo y evaluación

de competencias en los Alumnos. Form. Univ., La Serena, v. 3, n. 3, 2010.

MACHADO, C. B. A Geografia na sala de aula: Informática. Sensoriamento Remoto e Sistemas de

Informações Geográficas - recursos didáticos para o estudo do espaço geográfico. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, 16-21 abril 2005, INPE, p. 1297-1304.

MARINHO, F.C.V.; VIEIRA, E. R.; MEIRELLES, R. M. C. & CUNHA, J. L. Avaliações on–line: quebrando paradigmas. VI Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.

PAIVA, V. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 3, Dec. 2010.

PRIMO, A. Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador. Educação, v.XXIV, n. 44, p. 127-149, 2001.

RIBEIRO, R. J. Ainda sobre o Mestrado Profissional. R B P G, Brasília, v. 3, n. 6, p. 313-315, dez. 2006.

SALVADOR, J. A. & PITON-GONÇALVES, J. O MOODLE como ferramenta de apoio a uma

disciplina presencial de ciências exatas. In. Anais do XXXIV COBENGE – Congresso Brasileiro de

Ensino de Engenharia, Passo Fundo, 2006.

SILVA JUNIOR, João dos Reis. Reformas do estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. In: Revista Brasileira de Educação – ANPED. Rio de Janeiro, Set/dez 2003, p. 78-94.

SILVA, Marcos. Sala de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2003.

SILVEIRA, V. O.; PINTO, F. C. S. Reflexões necessárias sobre o mestrado profissional. R B P G, v. 2, n.4, p. 38-47, jul. 2005.

Publicado

2013-07-31

Cómo citar

Rosa, M. B. da. (2013). Mestrado profissionalizante e novas tecnologias educacionais: uma proposta de ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2568–2576. https://doi.org/10.5902/223611708226

Número

Sección

ARTICLES

Artículos más leídos del mismo autor/a