Educação Ambiental em Assentamentos Rurais: uma Tecnologia Social para conservação socioambientale geração de renda

Autori

  • Andreza Angelica Frota Gama Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA
  • Andrea Hentz Mello Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA https://orcid.org/0000-0002-8665-2194

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016900

Parole chiave:

Tecnologias, Meio Ambiente, Transformação Social

Abstract

O presente artigo trata sobre a Educação Ambiental como uma Tecnologia Social, desenvolvida em assentamentos rurais com o objetivo de beneficiar a construção de novos hábitos e alternativas que associem a redução da degradação ambiental com a geração de renda. Através de uma revisão bibliográfica de algumas experiências exitosas são apontadas algumas premissas que devem ser entendidas para empreender a mudança de consciência e atitudes nas famílias assentadas como: a abordagem qualitativa; a visão compartilhada; a problematização de questões para decisão da tecnologia a ser aplicada. Aponta que as ações devem ser desenvolvidas a médio e longo prazo, tendo em vista a continuidade e a permanência da busca pelo conhecimento, levando a uma visão sistemica da realidade para garantir a melhoria das relações homem, terra, meio ambiente.

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Biografie autore

Andreza Angelica Frota Gama, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Mestranda do programa de Pós graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá- PA.

Andrea Hentz Mello, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Professora, Doutora Adjunta IV da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e Programa de Pós graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá- PA.

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Pubblicato

2015-03-31

Come citare

Gama, A. A. F., & Mello, A. H. (2015). Educação Ambiental em Assentamentos Rurais: uma Tecnologia Social para conservação socioambientale geração de renda. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1105–1109. https://doi.org/10.5902/2236117016900

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL EDUCATION