Educação Ambiental em Assentamentos Rurais: uma Tecnologia Social para conservação socioambientale geração de renda

Autor/innen

  • Andreza Angelica Frota Gama Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA
  • Andrea Hentz Mello Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA https://orcid.org/0000-0002-8665-2194

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016900

Schlagworte:

Tecnologias, Meio Ambiente, Transformação Social

Abstract

O presente artigo trata sobre a Educação Ambiental como uma Tecnologia Social, desenvolvida em assentamentos rurais com o objetivo de beneficiar a construção de novos hábitos e alternativas que associem a redução da degradação ambiental com a geração de renda. Através de uma revisão bibliográfica de algumas experiências exitosas são apontadas algumas premissas que devem ser entendidas para empreender a mudança de consciência e atitudes nas famílias assentadas como: a abordagem qualitativa; a visão compartilhada; a problematização de questões para decisão da tecnologia a ser aplicada. Aponta que as ações devem ser desenvolvidas a médio e longo prazo, tendo em vista a continuidade e a permanência da busca pelo conhecimento, levando a uma visão sistemica da realidade para garantir a melhoria das relações homem, terra, meio ambiente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Andreza Angelica Frota Gama, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Mestranda do programa de Pós graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá- PA.

Andrea Hentz Mello, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Professora, Doutora Adjunta IV da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e Programa de Pós graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá- PA.

Literaturhinweise

BAVA, S. C. Tecnologia social e desenvolvimento local. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Bando do Brasil- Rio de Janeiro: 2004. p. 103-116.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Bando do Brasil- Rio de Janeiro: 2004. p. 187- 209.

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F.C.; NOVAES, H.T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. Cap.1. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Bando do Brasil- Rio de Janeiro: 2004. p. 15-64.

INCRA (2013) SIPRA- Sistema de Informações sobre Projetos de Reforma Agrária. Atualizado em 31/12/2013 [digital].

MAZALLA NETO, W.; BERGAMASCO, S. M. P. P. Agroecologia e emancipação popular: a contribuição teórica e prática da Teoria Crítica da Tecnologia. In: REDE DE ESTUDOS RURAIS. 5. Belém, UFPA,2012.

MENDES, M. F.; CAVALCANTE, L. V. Noções de educação ambiental nos assentamentos do MST. Disponível em: http//www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=974&classe=02. Acessado em: 31. mar. 2014.

PENA, J. de O.; MELLO, C. J. Tecnologia social: a experiência da Fundação Banco do Brasil na disseminação e reaplicação de soluções sociais efetivas. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Bando do Brasil- Rio de Janeiro: 2004. p. 83-87.

RUSCHEINSKY, A.; COSTA, A. L. Educação ambiental a partir de Paulo Freire. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p.93-114.

RUSCHEINSKY, A.; DUVOISIN, I. A. Visão sistemica da educação ambiental: conflitos entre o velho e o novo paradigma. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p.115-135.

RUSCHEINSKY, A.; VARGAS, S. H. N. de. Agroecologia e reforma agrária: integração possível, educação necessária. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p.161-186.

SAITO, C.H. Política nacional de educação ambiental e construção da cidadania: revendo os desafios contemporâneos. In: RUSCHEINSKY, A. (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p.54-76.

Veröffentlicht

2015-03-31

Zitationsvorschlag

Gama, A. A. F., & Mello, A. H. (2015). Educação Ambiental em Assentamentos Rurais: uma Tecnologia Social para conservação socioambientale geração de renda. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1105–1109. https://doi.org/10.5902/2236117016900

Ausgabe

Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION