Experiências docentes: desafios para lidar com a geração atual de universitários
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016040Parole chiave:
Ensino Superior, Práticas Docentes, TecnologiaAbstract
Este trabalho parte de uma análise qualitativa interpretativa básica, com o objetivo de analisar a experiência dos docentes face à mudança de gerações dos alunos do ensino superior. Foram realizadas seis entrevistas abertas com roteiro semiestruturado com profissionais há, pelo menos, 10 anos no ensino superior e atualmente empregados. Os resultados indicaram a universalização do ensino, um aumento contínuo na quantidade de alunos universitários e uma mudança comportamental na geração atual de alunos. Um dos fatores para tal fenômeno reside na tecnologia, que representa um benefício para o discente e um desafio para o docente, que necessita atualizar-se constantemente e aperfeiçoar as suas aulas, com a inclusão de conteúdos atualizados.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALCANTARA et al. Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 3, p. 195- 223, 2012.
ARIF, S., ILYAS, M. e HAMEED, A. Student satisfaction and impact of leadership in private universities. The TQM Journal, v. 25, n. 4, p. 399-416, 2013.
BARBOZA et al. Uma análise dos condicionantes da satisfação, da dedicação e do desempenho de estudantes de cursos de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 323 349, 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CUMMINGS, R., MADDUX, C.D. e RICHMOND, A. Curriculum-embedded Performance assessment in higher education: maximum efficiency and minimum disruption. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 33, n. 6, p. 599-605, 2008.
ELLIOT, K.M. e SHIN, D. Student satisfaction: an alternative approach to assessing this important concept. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 24, n. 2, p. 197-209, 2002.
FLICK, U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLORES, J. G. Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. e SILVA, A. B. da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2007.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. London: Sage Publications, 1994.
LETCHER, D.W. e NEVES, J.S. Determinants of undergraduate business student satisfaction. Research in Higher Education Journal, p. 1-26, 2010.
LIMA, C.H.P., PEREIRA, G.B. e VIEIRA, A. Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 16, p.1-27, 2006.
MAINARDES, Emerson W., DESCHAMPS, M. e TONTINI, G. Percepções dos Stakeholders sobre a qualidade de uma instituição de ensino superior. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 8, n. 1, p. 90-105, 2009.
MEC, Ministério da Educação. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em 05 out 2014.
MERRIAM, S. B. Qualitative research in practice. Examples for discussion and analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.
NUNES, S.C. e BARBOSA, A.C.Q. Formação baseada em competências? Um estudo em cursos de graduação em administração. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n.5, p.28-52, 2009.
RIVAS et al. A formação pedagógica do docente para a educação superior: algumas aproximações. Cuadernos de Educación, n.7, p. 313-324, 2009.
SILVA, A.J.H., CASTRO, M. e MACIEL, C.O. O ideário de escola na ótica dos docentes: pura subjetividade ou padrões estruturados de cognição nos cursos de administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n.3, p. 659-688, 2008.
WALTER, S.A., TONTINI, G. e DOMINGUES, M.J.C.S. Análise da satisfação do aluno para melhoria de um curso de administração. Faces Revista de Administração, v.5, n.2, p.52-70, 2006.
ZAMBERLAN, C.O. Análise de satisfação nas instituições de ensino superior: um estudo na biblioteca acadêmica da universidade estadual de Mato Grosso do Sul – unidade de Ponta Porã. Gestão Contemporânea, ano 7, n. 7, p. 85-100, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION
