Hábitos de consumo e impacto ambiental: como o consumidor lida com as necessidades de consumo do dia a dia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012898Parole chiave:
Nivel de Escolaridade, Educação Ambiental, SustentabilidadeAbstract
Neste trabalho objetivou-se avaliar o perfil sócio-econômico das pessoas economicamente ativas com idade entre 18 e 30 anos no município de Cuiabá-MT, e a influência da propaganda no que se refere ao poder de compra levando-se em consideração a potencialidade do impacto ambiental ocasionado pelos maus hábitos de consumo. A pesquisa foi desenvolvida utilizando um questionário estruturado de 11 questões objetivas e uma subjetiva, onde foram avaliados a faixa de renda, nível educacional, débitos sobre a renda, grau de representatividade na decisão de compra, influencia da propaganda e qual a atividade de compra que produz mais resíduo. A maioria (55%) dos entrevistados é do sexo feminino, tem ensino médio completo (28%), 59% tem faixa de renda de até 1 salário mínimo, 46% compromete acima de 70% da renda com despesas. O preço foi fator determinante na decisão de compra para a maioria dos entrevistados em diferentes níveis educacionais. Todos os entrevistados, independente do nível de escolaridade, citaram a alimentação e compras em supermercados como atividades que geram a maior quantidade de resíduo, após o consumo. A propaganda influencia na decisão da compra em 73% dos entrevistados. Os indivíduos mais jovens e com menor escolaridade, por necessidade de comprometer uma parte da renda com a aquisição de itens básicos para a sobrevivência, acabam comprometendo grande parte da renda com despesas básicas. Campanhas educacionais voltadas para economia dos recursos naturais poderiam ser utilizadas na tentativa de diminuir o impacto ambiental gerado pelo consumo exagerado.
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