Hábitos de consumo e impacto ambiental: como o consumidor lida com as necessidades de consumo do dia a dia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012898

Palavras-chave:

Nivel de Escolaridade, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Neste trabalho objetivou-se avaliar o perfil sócio-econômico das pessoas economicamente ativas com idade entre 18 e 30 anos no município de Cuiabá-MT, e a influência da propaganda no que se refere ao poder de compra levando-se em consideração a potencialidade do impacto ambiental ocasionado pelos maus hábitos de consumo. A pesquisa foi desenvolvida utilizando um questionário estruturado de 11 questões objetivas e uma subjetiva, onde foram avaliados a faixa de renda, nível educacional, débitos sobre a renda, grau de representatividade na decisão de compra, influencia da propaganda e qual a atividade de compra que produz mais resíduo. A maioria (55%) dos entrevistados é do sexo feminino, tem ensino médio completo (28%), 59% tem faixa de renda de até 1 salário mínimo, 46% compromete acima de 70% da renda com despesas. O preço foi fator determinante na decisão de compra para a maioria dos entrevistados em diferentes níveis educacionais. Todos os entrevistados, independente do nível de escolaridade, citaram a alimentação e compras em supermercados como atividades que geram a maior quantidade de resíduo, após o consumo. A propaganda influencia na decisão da compra em 73% dos entrevistados. Os indivíduos mais jovens e com menor escolaridade, por necessidade de comprometer uma parte da renda com a aquisição de itens básicos para a sobrevivência, acabam comprometendo grande parte da renda com despesas básicas. Campanhas educacionais voltadas para economia dos recursos naturais poderiam ser utilizadas na tentativa de diminuir o impacto ambiental gerado pelo consumo exagerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eloneide Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso, Bela Vista, MT

Graduada em Tecnologia da Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Mato Grosso campus Cuiabá-Bela Vista

Cecilia Cavalcante Silva Marsaro, Instituto Federal de Mato Grosso, Bela Vista, MT

Graduanda em Tecnologia de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá-Bela Vista.

Carla Maria Abido Valentini, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora efetiva no Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Rozilaine Pelegrine Gomes Faria, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora orientadora do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - IFMT

Referências

ALMEIDA, J.B. de. Manual de direito do consumidor. São Paulo: Saraiva, 2003. 214p.

ANDRADE, C.Y.; DACH, J.N.W. Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos de Pesquisa, vol. 37, n.131, p.399-422, 2007.

BRANDSMA, E. H.; EPPEL, J. Produção e consumo sustentáveis: um enfoque internacional. In: RIBEMBOIM, J (org). Mudando os Padrões de Produção e Consumo. Brasília, IBAMA, 1997, p. 112.

BRASIL, Resolução 196 de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em:

< http://conselho.saude.gov.br/comissao/conep/resolucao.html> Último acesso em: 09 jun 2013.

CANEPA, C. Educação ambiental: ferramenta para a criação de uma nova consciência planetária. Revista de Direito Constitucional e Internacional, vol. 12, n. 48, p. 158-166, 2004.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer behavior, 8ªed. Forth Worth: Dryden Press, 1995.

ENOKI, P. A.; ADUM, S. H. N.; FERREIRA, M. Z.; AURELIANO, C. A.; VALDEVINO, S. L.; SILVA, A. A. Estratégias de marketing verde na percepção de compra dos consumidores na grande São Paulo. Revista Jovens Pesquisadores, vol. 5, n. 1, p. 58-74, 2008.

GOMES, D.V. Educação para o Consumo Ético e Sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol.16, p 18-31, 2006.

LANGONI, C. G. Distribuição de Renda e Desenvolvimento Econômico do Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 280p.

LIMA, G.F. da C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente e Sociedade, vol.0, n.5. p 135-153, 1999.

LIMA, G.F. da C. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para a educação. Ambiente e Sociedade, vol.6, n. 2, p 99-119, 2003.

LOPES, W.; BISPO, W.; CARVALHO, J. Gestão ambiental. Projetos 2009-1/1. Palmas - TO, Faculdade Católica do Tocantins, 2009. Educação Ambiental nas Escolas: uma estratégia de mudança efetiva. Disponível em:

http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2009-1/1-periodo/Educacao_ambiental_nas_escolas_uma_estrategia_de_mudanca_efetiva.pdf . Último acesso em: 26 jul 2013.

MIRANDA, E.P.; JOIA, P.R. A educação Ambiental Inserida na Produção de Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos de Aquidauana- MS. In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, IV, 2004. Corumbá- MS. Resumos...Corumbá- MS/ UFMS: UFMS, 2004. p 202.

REZENDE, V.A.; OLIVEIRA, D.E.R. Capitalismo, Relação Homem Natureza e Educação: Reflexões sobre a crise socioambiental. In: Colóquio Internacional: educação e contemporaneidade, IV, 2010. Anais, Laranjeiras- SE, 2010. p1-15.

SANTOS, J.M. O apelo ecológico na propaganda como fator de influência na atitude de compra do consumidor: um estudo experimental. 2010, 120f. Dissertação (mestrado) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa: Rio de Janeiro, 2010.

SEDSC. Secretaria de Educação de Santa Catarina. Proposta Curricular de Santa Catarina. Versão Preliminar. SED/SC, Florianópolis, 1997. 15p.

SPÍNOLA, A.L. Consumo sustentável: o alto custo dos produtos que consumimos. Revista de Direito Ambiental, vol. 6, n. 24, p. 209-216, 2001.

ZAMBON, M.S.; BENEVIDES, G.; GIULIANI, A.C. CONGRESSO administração. Extensão, 2003. Alfenas- BH, Faculdade de administração, 2003. Comportamento do Consumidor no Varejo: Compra por Impulso e Dissonância Cognitiva. Disponível em: http://www.unifenas.br/extensao/administracao/iicongresso/080.htm . Último acesso em: 16 ago 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Ferreira, M. E., Marsaro, C. C. S., Valentini, C. M. A., & Faria, R. P. G. (2014). Hábitos de consumo e impacto ambiental: como o consumidor lida com as necessidades de consumo do dia a dia. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 639–647. https://doi.org/10.5902/2236117012898

Edição

Seção

ARTIGOS