Hábitos de consumo e impacto ambiental: como o consumidor lida com as necessidades de consumo do dia a dia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117012898

Mots-clés :

Nivel de Escolaridade, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Résumé

Neste trabalho objetivou-se avaliar o perfil sócio-econômico das pessoas economicamente ativas com idade entre 18 e 30 anos no município de Cuiabá-MT, e a influência da propaganda no que se refere ao poder de compra levando-se em consideração a potencialidade do impacto ambiental ocasionado pelos maus hábitos de consumo. A pesquisa foi desenvolvida utilizando um questionário estruturado de 11 questões objetivas e uma subjetiva, onde foram avaliados a faixa de renda, nível educacional, débitos sobre a renda, grau de representatividade na decisão de compra, influencia da propaganda e qual a atividade de compra que produz mais resíduo. A maioria (55%) dos entrevistados é do sexo feminino, tem ensino médio completo (28%), 59% tem faixa de renda de até 1 salário mínimo, 46% compromete acima de 70% da renda com despesas. O preço foi fator determinante na decisão de compra para a maioria dos entrevistados em diferentes níveis educacionais. Todos os entrevistados, independente do nível de escolaridade, citaram a alimentação e compras em supermercados como atividades que geram a maior quantidade de resíduo, após o consumo. A propaganda influencia na decisão da compra em 73% dos entrevistados. Os indivíduos mais jovens e com menor escolaridade, por necessidade de comprometer uma parte da renda com a aquisição de itens básicos para a sobrevivência, acabam comprometendo grande parte da renda com despesas básicas. Campanhas educacionais voltadas para economia dos recursos naturais poderiam ser utilizadas na tentativa de diminuir o impacto ambiental gerado pelo consumo exagerado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Eloneide Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso, Bela Vista, MT

Graduada em Tecnologia da Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Mato Grosso campus Cuiabá-Bela Vista

Cecilia Cavalcante Silva Marsaro, Instituto Federal de Mato Grosso, Bela Vista, MT

Graduanda em Tecnologia de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá-Bela Vista.

Carla Maria Abido Valentini, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora efetiva no Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Rozilaine Pelegrine Gomes Faria, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora orientadora do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - IFMT

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Publié-e

2014-04-15

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Ferreira, M. E., Marsaro, C. C. S., Valentini, C. M. A., & Faria, R. P. G. (2014). Hábitos de consumo e impacto ambiental: como o consumidor lida com as necessidades de consumo do dia a dia. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 639–647. https://doi.org/10.5902/2236117012898

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