A HERMENÊUTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PARADOXO DA SUSTENTABILIDADE
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611706670Mots-clés :
Educação Ambiental, Educação Socioambiental, Sustentabilidade.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/223611706670
A sociedade contemporânea busca atualmente reverter os graves danos causados ao planeta e que afetam diretamente nosso modo de vida, pelos transtornos ambientais globais e que trazem como consequência, danos às formas de vida existentes. Este paradigma se deve a uma percepção social e ambiental dicotomizada, que mesmo com o surgimento da Educação Ambiental na década de 60, em seus 50 anos de atuação, pouco conseguiu mudar na visão do ser humano sobre si mesmo e sobre este planeta, gerando uma corrida “verde” de desenvolvimento longe ainda do ideal, o que fez surgir uma pseudosustentabilidade, com vistas apenas a preservação e conservação dos recursos naturais. Porém, com a Hermenêutica aliada as questões ambientais, lançou um novo olhar de interpretação sobre os fenômenos neste planeta, trazendo a sensibilização para gênese da tomada de consciência necessária as verdadeiras mudanças ao ser humano e seu agir sobre o planeta, unindo sociedade e meio ambiente, através da Educação Socioambiental para tomada de um desenvolvimento agora sustentável, buscando assim, qualidade de vida socioambiental para estas e as futuras gerações.
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