A educação ambiental em dois museus de ciências na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117017923

Mots-clés :

Educação ambiental, Meio ambiente, Museus

Résumé

Quando se aborda a temática da educação ambiental, torna-se consenso geral a preocupação com o meio ambiente, assim como um reconhecimento unanime sobre o papel crucial da educação no processo de conscientização individual e coletiva. Dessa maneira, esse trabalho tem como objetivo primordial discutir as relações e a aplicabilidade da educação ambiental em espaços não formais de educação, oferecendo um foco principal em duas instituições museológicas em Belo Horizonte, Minas Gerais: Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Assim, iremos discorrer sobre projetos de educação ambiental e educação em ciências que são aplicados em tais museus, tornando-se possível avaliarmos e refletirmos sobre o papel social de tais espaços na formação de pessoas.  Por fim, destacamos que a educação ambiental deixa der ser apenas uma “forma” de educação entre inúmeras; não é apenas uma ferramenta para resolução de problemas ou de gestão do meio ambiente, trata-se, portanto, de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a um grupo de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lucas de Lima Fernandes Padoan, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Bacharel em Ciências Socioambientais. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG.

Références

CCPL. Circuito Cultural Praça da Liberdade. Espaço do Conhecimento UFMG. Disponível em: < http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/modulos/listas/?tac=espaco&id=7#/informacao > Acesso em: 09/04/2015.

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG. Sobre o Espaço. Disponível em: < http://www.espacodoconhecimento.org.br/ > Acesso em: 09/04/2015.

GUIMARÃES, MAURO; VASCONCELLOS, Maria. Relação entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. In: Educar, Editora UFPR, n. 27, p. 147 – 162.Curitiba, 2006.

ICOM. Definição de instituições museológicas. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/International_Council_of_Museums > Acesso em: 09/04/2015.

JACOBI, PEDRO. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/2003.

MHNJB/UFMG. O museu. Disponível em: < http://www.mhnjb.ufmg.br/omuseu.html> Acesso em: 13/04/2015.

SAMPAIO, SHAULA. GUIMARÃES, LEANDRO. Educação ambiental: Tecendo trilhas, escriturando territórios. In: Educação em revista. Nº 03, v. 25, p. 353-368. Belo Horizonte, dez. 2009.

SAUVÉ, LUCIE. Educação ambiental: possibilidades e limitações. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317 – 322, maio/ago. 2005.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-06

Comment citer

Padoan, L. de L. F. (2015). A educação ambiental em dois museus de ciências na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 629–638. https://doi.org/10.5902/2236117017923

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL EDUCATION