A educação ambiental em dois museus de ciências na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117017923

Palabras clave:

Educação ambiental, Meio ambiente, Museus

Resumen

Quando se aborda a temática da educação ambiental, torna-se consenso geral a preocupação com o meio ambiente, assim como um reconhecimento unanime sobre o papel crucial da educação no processo de conscientização individual e coletiva. Dessa maneira, esse trabalho tem como objetivo primordial discutir as relações e a aplicabilidade da educação ambiental em espaços não formais de educação, oferecendo um foco principal em duas instituições museológicas em Belo Horizonte, Minas Gerais: Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Assim, iremos discorrer sobre projetos de educação ambiental e educação em ciências que são aplicados em tais museus, tornando-se possível avaliarmos e refletirmos sobre o papel social de tais espaços na formação de pessoas.  Por fim, destacamos que a educação ambiental deixa der ser apenas uma “forma” de educação entre inúmeras; não é apenas uma ferramenta para resolução de problemas ou de gestão do meio ambiente, trata-se, portanto, de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a um grupo de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social.

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Biografía del autor/a

Lucas de Lima Fernandes Padoan, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Bacharel em Ciências Socioambientais. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG.

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Publicado

2015-08-06

Cómo citar

Padoan, L. de L. F. (2015). A educação ambiental em dois museus de ciências na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 629–638. https://doi.org/10.5902/2236117017923

Número

Sección

ENVIRONMENTAL EDUCATION