PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS

Auteurs-es

  • Daniele Oliveira Freitas Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ana Júlia Teixeira Senna Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ricardo Ribeiro Alves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611706318

Mots-clés :

Contexto Escolar, Ensino Fundamenta l, Meio Ambiente.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611706318

A educação ambiental é um instrumento essencial para consolidação de um paradigma sustentável. A educação é responsável pela disponibilização da informação e pela promoção da construção de conhecimentos. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos funcionários das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental, localizadas no Município de São Gabriel-RS, sobre a educação ambiental no seu ambiente de trabalho. Foram aplicados vinte e oito questionários in loco nas Escolas. Por meio dos resultados é possível constatar que na Escola A, todos os funcionários sabem o que são práticas de gestão ambiental e procuram sempre realizar estas práticas em seus domicílios. Em contrapartida, na Escola B existe coleta seletiva implantada, mesmo não havendo uma conscientização ambiental de toda a sua comunidade escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniele Oliveira Freitas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Pós-Graduação Lato Sensu Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa — UNIPAMPA, Campus São Gabriel.

Ana Júlia Teixeira Senna, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Engenheira Agrícola. Dra em Agronegócios. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel.

Ricardo Ribeiro Alves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Administrador. Doutor em Ciência Florestal. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus São Gabriel.

Références

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos

parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DALMÁS, A. Planejamento Participativo na Escola. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo, Gaia, 1992.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6 ed. São Paulo, Gaia, 2000.

FAZENDA, I.C.A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. Efetividade ou Ideologia. São Paulo. Edições. Loyola, 1979.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

VASCONCELLOS, H. S. R. A Pesquisa-Ação em Projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-09

Comment citer

Freitas, D. O., Senna, A. J. T., & Alves, R. R. (2013). PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 8(8), 1670–1679. https://doi.org/10.5902/223611706318

Numéro

Rubrique

ARTICLES

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s