USO DO MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CLIMATOLOGIA ZOOTÉCNICA

Autores/as

  • Sandro Luis Petter Medeiros Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, RS
  • Liziany Müller Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, RS
  • Andriéli Hedlund Bandeira Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708076

Palabras clave:

TIC, Tecnologia Educacional, Ensino-Aprendizagem.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611708076

Existe grande evolução dos artefatos tecnológicos, notadamente, o surgimento de novas tecnologias e as denominadas redes sociais. Por sua vez, os jovens, dentre os quais os estudantes, apresentam grande fascínio pela tecnologia. Essa atração pelo novo, também poder ser usada no processo de ensino aprendizagem através de inovações no modo de lecionar, como por exemplo, o uso da Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Assim, o referido trabalho busca uma mediação pedagógica mais atrativa e interativa, com uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), no processo de ensino-aprendizagem aos estudantes da disciplina de Climatologia Zootécnica do curso de Zootecnia do Centro de Ciências Rurais da UFSM. Também foi caracterizado o perfil e letramento eletrônico do público alvo. Possuem letramento eletrônico adequada para desenvolver atividades no AVEA. Apresentam ótima aceitabilidade para a execução de atividade a distância, pois efetivamente executaram a atividade, com um índice de postagem de 77%. Consideram que atividade as atividades à distância sejam um complemento muito importante daquelas presenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARIN, CLAUDIA SMANIOTTO; MÜLLER, LIZIANY; ELLENSOHN, RICARDO MACHADO. Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista RENOTE, v. 10, n. 1, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30881/19234. Acesso em: 20 jan. 2013

BUZATO, MARCELO EL KHOURI. Letramento eletrônico e o uso de computadores no ensino de língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

CORDENONSI, ANDRÉ ZANKI; BERNARDI, GILIANE. Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem e Objetos Educacionais: o diálogo mediado por tecnologias na educação superior. Inter-ação, v. 35, p. 253-274, 2010.

FRUET, FABIANE SARMENTO OLIVEIRA; DE BASTOS, FÁBIO DA PURIFICAÇÃO. Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância. p 81-98, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/.../326/280. Acesso em: fev. 2013.

HAMZE, AMÉLIA. Linguagem Audiovisual e a Educação. 2010. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/linguagem.htm. Acesso em: 20 jan. 2013.

KENSKI, VANI MOREIRA. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. CAMPINAS: PAPIRUS, 6 ed. 2010, v.1. 141 p. 2010

MARTINSI, MARIA CECÍLIA. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html Acesso: jan/2013

MION, REJANE AURORA, ANGOTTI, JOSÉ ANDRÉ PERES; DE BASTOS, FÁBIO DA PURIFICAÇÃO. Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador. Revista Olhar de professor, v. 2, n. 2, p. 195-206, 1999.

MORAES, CAROLINA ROBERTA, VARELA, SIMONE. A motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. 2006. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf.Acesso em: dez 2012.

MÜLLER, LIZIANY; BANDEIRA, ANDRIELI HEDLUN;ALVES, BRUNA MENDONÇA; BARIN, CLAUDIA SMANIOTTO;MALLMANN, ELENA MARIA. Recursos das tecnologias de informação e comunicação mediando o ensinoaprendizagem e configurando ecologias cognitivas de estudantes do Centro de Ciências Rurais. Revista

RENOTE, v. 9, p. 1-10, 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25118. Acesso em: 20 jan. 2013

PASSOS, PAULA CAROLINE SCHIFINO JARDIM; BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais. Revista RENOTE, v.9, n.1, 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/download/21886/12695. Acesso em: fev. 2013.

RODRIGUES, IRACEMA STANCATI. A mudança da prática pedagógica do modelo presencial para o modelo de educação à distância sob as óticas da teoria da atividade e da metodologia inovadora. 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/221tcc5.pdf. Acesso em: 14 jan. 2012.

VASCONCELOS, MARIA HELENA SCHNEID; TOGNI, ANA CECÍLIA. Aprendendo estatística no ensino médio e no curso técnico agrícola em agropecuária utilizando o objeto de aprendizagem estatística net. . Saber Acadêmico- n º 11 - jun. 2011.

Publicado

2013-07-31

Cómo citar

Medeiros, S. L. P., Müller, L., & Bandeira, A. H. (2013). USO DO MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CLIMATOLOGIA ZOOTÉCNICA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2531–2539. https://doi.org/10.5902/223611708076

Número

Sección

ARTICLES