Empreendimentos de economia solidária sob enfoque dos 4 P’s do composto de marketing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015489

Palabras clave:

Economia Solidária, Composto de Marketing, 4 P’s.

Resumen

A ideia de comércio justo, ético e solidário está relacionada a um processo de intercâmbio comercial orientado para a valorização e reconhecimento do trabalho e das expectativas de produtores e consumidores. Práticas que visam incentivar a economia local, seja no âmbito da produção ou do consumo, requerem estratégias de marketing bem estruturadas e elaboradas. O objetivo deste trabalho é discutir as potencialidades do marketing como forma de promoção e fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária através dos 4 P’s do composto de marketing. A pesquisa foi realizada durante a 21ª FEICOOP e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, caracterizando-se como um levantamento de campo. O presente estudo apresenta uma amostra de 140 formulários aplicados no público da feira durante os dias 18, 19 e 20 de julho de 2014. Os resultados indicam que o público acredita que a internet é o melhor local para divulgação dos produtos, considerando muito boa a ideia de um site para divulgação dos mesmos. Conclui-se que nos empreendimentos de economia solidária o produtor é o principal responsável pela realização dos quatro elementos que compõe o composto de marketing.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CASTANHEIRA, M. E. M.; PEREIRA, J. R. Ação coletiva no âmbito da economia solidária e da autogestão. Revista Katálysis. v.11, n. 1, p. 116-122, jan./jun. 2008.

FRANCA FILHO, G. C. de. A problemática da economia solidária: um novo modo de gestão pública?. Cad. EBAPE.BR, v. 2, n.1, p.

-18, mar. 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

GIULIANI, A. C. Marketing contemporâneo. In: GIULIANI, A. C. (Org.). Marketing contemporâneo: novas práticas de gestão: com estudos de casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7. ed. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1998.

KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Pearsn

Prentice Hall, 2000.

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

REEDY, J.; SCHULLO, S.; ZIMMERMAN, K. Marketing eletrônico: a integração os recursos eletrônicos ao processo de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ROCHA, A. da.; CHRISTENSEN. C. Marketing: teoria e prática no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1995.

SARTORI, E. Gestão de preços. Estratégia e flexibilização de preços, fidelização de clientes e aumento de rentabilidade. São Paulo:

Editora Atlas S.A., 2004.

SINGER, P. Economia solidária versus economia capitalista. Sociedade e Estado. v. 16, n.1-2, p. 100-112, 2001.

THOMPSON JR. A. A.; FORMBY, J. P. Microeconomia da firma teoria e prática. 6. ed. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1998.

TOLEDO, L. A.; CAIGAWA, S. M.; ROCHA, T. J. Reflexőes estratégicas sobre o composto promocional de marketing no contexto da internet. Um estudo exploratório junto a uma Instituiçăo Financeira. RAC, v. 10, n. 1, p. 117-138, jan./mar. 2006.

Publicado

2014-11-26 — Actualizado el 2022-04-18

Versiones

Cómo citar

Schulz, J. R. da S., Zajonz, B. T., Possani, L., Dörr, A. C., & Brum, T. M. M. (2022). Empreendimentos de economia solidária sob enfoque dos 4 P’s do composto de marketing. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 258–265. https://doi.org/10.5902/2236117015489 (Original work published 26 de noviembre de 2014)

Número

Sección

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 > >>