Meio ambiente e cidadania: uma perspectiva sobre o desenvolvimento sustentável

Autor/innen

  • Wagner Carmo Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES
  • Aloisio Kroling Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES https://orcid.org/0000-0002-1503-9245
  • Arismar Maneia Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117011261

Schlagworte:

Constituição Federal de 1988, Meio Ambiente, Cidadania

Abstract

Este artigo tem como objetivo mostrar, a partir do art. 225 da Constituição Federal de 1988, a responsabilidade dos cidadãos no processo de planejamento, discussão e execução de políticas ambientais. O ponto de partida, aqui, é compreender os termos meio ambiente e cidadania. O foco está no art. 225 da Constituição Federal brasileira, que atribui ao Estado e à Coletividade o dever de preservar o meio ambiente, e no fato de que, em regra, o cidadão exime-se de sua obrigação, atribuindo toda a responsabilidade apenas ao Estado. A proposta, então, é desenvolver reflexões que incluem conceitos, o papel da sociedade e do cidadão e a indicação de ferramentas que possibilitem o efetivo desenvolvimento econômico sustentável com pleno envolvimento e participação do Estado, das pessoas jurídicas e das pessoas naturais. O estudo concluiu que o homem necessita com urgência repensar os valores morais e suas ações diante do mundo, deixando de ser mero receptor para ser fomentador de direito.

 

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Autor/innen-Biografien

Wagner Carmo, Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Professor da FAACZ-ES, Departamento de Mestrado em Tecnologia Ambiental

Aloisio Kroling, Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Professor na Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Arismar Maneia, Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Professor na Faculdade Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2014-04-15

Zitationsvorschlag

Carmo, W., Kroling, A., & Maneia, A. (2014). Meio ambiente e cidadania: uma perspectiva sobre o desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 220–227. https://doi.org/10.5902/2236117011261

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