A escolha do livro didático: um instrumento de apoio ao corpo docente do ensino fundamental

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133826738

Resumo

O objetivo deste estudo foi construir e validar um instrumento para ser utilizado por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em suas análises de livros didáticos. Tomou-se como referência posicionamentos do corpo docente do Colégio Pedro II, situados como especialistas dessa avaliação. Os subsídios das categorias de avaliação e seus indicadores foram retirados do projeto político-pedagógico do colégio e da literatura específica. Na análise das respostas dadas no questionário, que avaliou o instrumento, verificou-se uma ampla aceitação do instrumento como apoio à tarefa de escolher o livro didático.

Palavras-chave: avaliação, livro didático, instrumento de avaliação, ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio _ Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pela UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ (aposentada)

Professora do PPGE-Universdade Estácio de Sá

Professora do Curso de Mestado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgarnrio

Sandra Regina Gonçalves Pimentel, Colégio Pedro II

Pedagoga pela UFRJ, especialista em Educação Especial  pela UVA e mestre em avaliação pela Fundação Cesgranrio

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

Vilarinho, L. R. G., & Pimentel, S. R. G. (2017). A escolha do livro didático: um instrumento de apoio ao corpo docente do ensino fundamental. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(13), 37–52. https://doi.org/10.5902/2318133826738

Edição

Seção

Artigos