Programa nacional de capacitação de conselheiros municipais de educação no Estado do Rio Grande do Sul: impactos e perspectivas à gestão educacional

Autores

  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Marina Lara Silva dos Santos Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Francine Mendonça da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133820467

Resumo

Este texto relaciona-se ao Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação - Pró-Conselho -, considerado uma das ações de consecução da política de democratização da gestão educacional no Brasil. Analisa-se os impactos e as perspectivas da formação continuada desenvolvida pelo Pró-Conselho, relacionadas com a atuação dos conselheiros municipais de educação na Região da Amcentro/RS. Como principais resultados identificou-se o fortalecimento dos conselhos municipais de educação como instâncias de sistema de ensino, tendo por base a reflexão acerca dos fundamentos das políticas públicas e gestão educacional; reativação ou rearticulação de conselhos de educação já existentes; criação de sistemas municipais de ensino; fortalecimento de rede compartilhada virtual na gestão educacional municipal. Tais impactos e perspectivas reverberam na necessária compreensão e na realização de um trabalho educativo coletivo e compartilhado que considera que as políticas públicas educacionais precisam ser delineadas, articuladas e implantadas na lógica da qualificação e interdependência na gestão educacional municipal.

Palavras-chave: conselho municipal de educação, formação continuada, políticas públicas, gestão educacional.

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Biografia do Autor

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (ADE/CE/UFSM). Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/CEUFSM). Coordenadora Geral do Pró-conselho – UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa GESTAR/CNPq/UFSM. Pesquisadora junto ao programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES, desenvolvido pelo grupo de pesquisa ELOS/CNPq/UFSM.

Andrelisa Goulart de Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da mesma instituição. Professora da Educação Básica no Colégio Santanna em Santa Maria-RS.

Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria

Francine Mendonça da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano, especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e professora formadora e apoio administrativo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais (Pró-Conselho/UFSM) no Rio Grande do Sul, vinculado ao Programa Nacional de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Educação SEB/MEC.

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Publicado

15-11-2015

Como Citar

Dalla Corte, M. G., Mello, A. G. de, Teixeira, M. L. S. dos S., & Silva, F. M. da. (2015). Programa nacional de capacitação de conselheiros municipais de educação no Estado do Rio Grande do Sul: impactos e perspectivas à gestão educacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 75–92. https://doi.org/10.5902/2318133820467

Edição

Seção

Artigos