Gestão pedagógica no contexto das escolas técnicas vinculadas às universidades federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887927

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica, Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Nesse artigo, apresenta-se um estudo que buscou investigar a organização da gestão pedagógica nas 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais brasileiras. A revisão teórica está embasada em referenciais sobre a gestão escolar, com ênfase na gestão pedagógica, e pesquisas sobre o assunto em escolas técnicas. A metodologia envolveu uma pesquisa documental, com o levantamento e a análise de documentos normativos de cada escola, e de dados em seus sítios institucionais. Ao final do levantamento, foi possível ter acesso aos documentos ou informações sobre a gestão pedagógica de 21 escolas. A partir da análise dos dados levantados, foi observada a diversidade na forma de organização da gestão pedagógica nas escolas, expressa nas diferentes denominações dos setores pedagógicos, embora apresentem similaridades em suas competências, as quais se voltam para a coordenação das atividades de ensino.

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Biografia do Autor

Zelmielen Adornes de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

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Laila Azize Souto Ahmad, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Especialista em Supervisão Educacional pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/CE/UFSM (2011). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM (2017). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - DS/CAPES. Atuou como Tutora do Curso de Pedagogia a distância da UAB/UFSM de (2009 a 2010) e Coordenadora Pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011 a 2012) e Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (2012 - 2013). Atuou como Professora Pesquisadora II na Educação a distância da UFSM, com o curso de Pedagogia (2011-2013). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari (2013 - Atual). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Superior (Graduação e Especialização). Desenvolve pesquisas na área de Politicas Educacionais, análise de Políticas, Currículo, Abordagem do Ciclo de Políticas, Educação Infantil, e suas políticas educacionais. Desde setembro de 2022, é Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (Campus Jaguari).

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Publicado

06-08-2024

Como Citar

Souza, Z. A. de, & Ahmad, L. A. S. (2024). Gestão pedagógica no contexto das escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87927. https://doi.org/10.5902/2318133887927