Gestão pedagógica no contexto das escolas técnicas vinculadas às universidades federais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887927Palavras-chave:
Gestão Pedagógica, Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Nesse artigo, apresenta-se um estudo que buscou investigar a organização da gestão pedagógica nas 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais brasileiras. A revisão teórica está embasada em referenciais sobre a gestão escolar, com ênfase na gestão pedagógica, e pesquisas sobre o assunto em escolas técnicas. A metodologia envolveu uma pesquisa documental, com o levantamento e a análise de documentos normativos de cada escola, e de dados em seus sítios institucionais. Ao final do levantamento, foi possível ter acesso aos documentos ou informações sobre a gestão pedagógica de 21 escolas. A partir da análise dos dados levantados, foi observada a diversidade na forma de organização da gestão pedagógica nas escolas, expressa nas diferentes denominações dos setores pedagógicos, embora apresentem similaridades em suas competências, as quais se voltam para a coordenação das atividades de ensino.
Downloads
Referências
AZEREDO, Genival Alves de; CARVALHO, Icléia Honorato Silva. Escolas técnicas vinculadas às universidades federais: uma breve história. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 207-219.
BRASIL. Manual de estruturas organizacionais do poder executivo federal. Brasília: Ministério da Economia, 2019.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008: institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 04 out. 2023.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2018.
FERNANDES, Francisco das Chagas de Mariz; TABOSA, Wyllys Abel Farkatt. Instituto federal: uma organização composta de organizações. Natal: IFRN, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MARTINS, Ângela. A gestão pedagógica de escolas técnicas: um desafio para professores e diretores. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30, 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: Anped, 2007, p. 1-15.
OLIVEIRA, Josileia Curty de et al. Departamentalização nas estruturas organizacionais das universidades federais brasileiras: dos modelos clássicos aos contemporâneos. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 15, 2018. Anais... Sucre: UEPG, 2018, p. 1-18.
SARMENTO, Luiz Carlos Estrella. Influência do organograma administrativo e dotação orçamentária na eficácia da gestão escolar: estudo de caso nas escolas técnicas vinculadas às universidades. Seropédica: UFRRJ, 2006. 46f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, 2009, p. 1-15.
VIEIRA, Ana Elisa Ribeiro. A gestão escolar no contexto das escolas técnicas. Taubaté: Unitau, 2019. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Taubaté.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.