Estudo de uma política de educação básica tendo como enfoque a pesquisa sobre o Programa Mais Educação em uma escola da cidade de Alegrete
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217113505Resumo
O presente artigo tem origem em um trabalho proposto na disciplina de Políticas de Gestão e Organização da Educação Nacional durante o 6º semestre do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Alegrete. O objetivo do trabalho foi proporcionar a descrição do funcionamento e implantação do Programa Mais Educação e verificar a prática do funcionamento do programa em uma escola do município de Alegrete - RS. A educação integral está cada vez mais presente nas discussões sobre a educação no Brasil e essa possibilidade de melhoria da qualidade do ensino no país está inserida, tanto nos projetos políticos de governos, quanto em iniciativas propostas por outras entidades da sociedade. O Programa Mais Educação amplia a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da escola de tempo integral para a rede estadual e municipal de ensino.
Palavras-chave: educação integral, formação docente, qualidade do ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria normativa interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007: Institui o Programa Mais Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=16689&Itemid=1115> Acessado em 19 fev., 2014.
BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo por Maria Eliane Santos, et al. Brasília: MEC/Secad, 2009a. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf > Acessado em 21 fev., 2014.
BRASIL. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br.>. Acesso em: 21 fev., 2014.
ROSA, Viviane S. da. O Programa Mais Educação como política pública nacional de educação integral. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012. Anais ... Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em <http://www.ucs.br/etc/ conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1095/129> Acessado em 19 fev., 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.