Estudo de uma política de educação básica tendo como enfoque a pesquisa sobre o Programa Mais Educação em uma escola da cidade de Alegrete

Autores

  • Gabriella Eldereti Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete
  • Flávia M. de Freitas
  • Janisse Vessozi Londero
  • Laila Azize Souto Ahmad

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113505

Resumo

O presente artigo tem origem em um trabalho proposto na disciplina de Políticas de Gestão e Organização da Educação Nacional durante o 6º semestre do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Alegrete. O objetivo do trabalho foi proporcionar a descrição do funcionamento e implantação do Programa Mais Educação e verificar a prática do funcionamento do programa em uma escola do município de Alegrete - RS. A educação integral está cada vez mais presente nas discussões sobre a educação no Brasil e essa possibilidade de melhoria da qualidade do ensino no país está inserida, tanto nos projetos políticos de governos, quanto em iniciativas propostas por outras entidades da sociedade. O Programa Mais Educação amplia a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da escola de tempo integral para a rede estadual e municipal de ensino.

Palavras-chave: educação integral, formação docente, qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia M. de Freitas

Flávia M. de Freitas é estudante do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete.

Janisse Vessozi Londero

Janisse Vessozi Londero é estudante do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete.

Laila Azize Souto Ahmad

Laila Azize Souto Ahmad é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete.

Referências

BRASIL. Portaria normativa interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007: Institui o Programa Mais Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=16689&Itemid=1115> Acessado em 19 fev., 2014.

BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo por Maria Eliane Santos, et al. Brasília: MEC/Secad, 2009a. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf > Acessado em 21 fev., 2014.

BRASIL. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br.>. Acesso em: 21 fev., 2014.

ROSA, Viviane S. da. O Programa Mais Educação como política pública nacional de educação integral. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012. Anais ... Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em <http://www.ucs.br/etc/ conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1095/129> Acessado em 19 fev., 2014.

Downloads

Publicado

13-04-2014

Como Citar

Machado, G. E., Freitas, F. M. de, Londero, J. V., & Ahmad, L. A. S. (2014). Estudo de uma política de educação básica tendo como enfoque a pesquisa sobre o Programa Mais Educação em uma escola da cidade de Alegrete. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 85–91. https://doi.org/10.5902/2176217113505

Edição

Seção

Artigos