Percepções de adolescentes acerca da escola: relações entre as propostas das políticas públicas para o ensino profissionalizante e perspectivas de estudantes

Autores

  • Naiana Dapieve Patias Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217114353

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar, por meio da percepção de um grupo de adolescentes, quais as relações e significados atribuídos às propostas das políticas públicas relacionadas à escola profissionalizante. Foram entrevistados adolescentes que cursavam o último semestre de dois cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma escola da cidade de Santa Maria, RS. Além de entrevistas individuais foi aplicado um questionário sóciodemográfico, com vistas a traçar um breve perfil dos estudantes. Para análise das entrevistas foram utilizadas análises de conteúdo. No geral, foi possível perceber que as expectativas dos estudantes em relação à escola são variáveis e que a experiência de escolarização tem diferentes significados para cada um deles.

Palavras-chave: adolescência, escola, políticas públicas, ensino profissionalizante.

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Biografia do Autor

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Psicóloga, Especialista em Criança e Adolescente em Situação de risco (UNIFRA), Mestre em Psicologia em Psicologia (UFSM), Doutoranda em Psicologia (UFRGS)

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Publicado

29-06-2014

Como Citar

Patias, N. D. (2014). Percepções de adolescentes acerca da escola: relações entre as propostas das políticas públicas para o ensino profissionalizante e perspectivas de estudantes. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 7–16. https://doi.org/10.5902/2176217114353

Edição

Seção

Artigos