Intervenção contra o bullying nas escolas: relato de experiência sobre práticas extensionistas envolvendo adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886983

Palavras-chave:

Estudantes; Violência escolar; Psicologia escolar e educacional

Resumo

Nesse artigo, aborda-se o combate ao bullying nas escolas, por meio de da implantação de práticas extensionistas que promovam um ambiente seguro. Objetiva-se descrever as práticas e estratégias de intervenção empregadas pelos integrantes de um projeto de extensão nas escolas com o objetivo de trabalhar o bullying. Trata-se de um relato de experiência sobre as intervenções realizadas em quatro escolas. As intervenções foram registradas em diário de campo e analisadas mediante análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes demonstraram um entendimento aprofundado sobre o conceito de bullying e relataram experienciar, testemunhar ou praticar o bullying. Conclui-se a relevância de intervenções extensionistas, bem como sugere-se implantação de ações periódicas nas escolas.

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Biografia do Autor

Pâmela Schultz Danzmann, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Alessandro Valer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Ana Cláudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Especialista em Criança e Adolescente em Situação de risco (UNIFRA), Especialista em Psicologia Escolar (FATO), Mestre em Psicologia em Psicologia (UFSM), Doutora em Psicologia (UFRGS). Profesora adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Danzmann, P. S., Valer, A., Silva, A. C. P. da, & Patias, N. D. (2024). Intervenção contra o bullying nas escolas: relato de experiência sobre práticas extensionistas envolvendo adolescentes. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86983. https://doi.org/10.5902/2318133886983