CLÁSSICOS LITERÁRIOS COMO MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065735690

Palavras-chave:

Filosofia, Literatura, Clássico, Ética, Moral

Resumo

O presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma leitura agradável em obras clássicas. O autor aborda problemas éticos e políticos de seu tempo tendo em consideração o contexto vivido, onde duas grandes potências, Inglaterra e França, disputavam a soberania mundial, com suas revoluções e inovações tecnológicas. O texto traz uma crítica, apontando questões políticas que fizeram com que os reinos de Lilipute e Blefuscu se apartassem por questões miúdas. Aborda contextos éticos e morais destacando problemas com corrupção. Apresenta situações de um governo patrimonialista além de apresentar certo nível de racionalismo crítico. A imagem deturpada da humanidade é ponto de destaque, percebendo-se aspectos totalitários denunciados em uma das viagens. O objetivo deste trabalho é propor a utilização da obra, bem como de outras obras literárias, para verificar contexto histórico, ético e político, que passam despercebidos da maioria dos estudantes. Percebe-se, na obra referida, contexto atemporal. Surge o desafio de averiguação acerca da questão ético/política ainda em destaque, com diversas questões, tais como: Quais as diferenças e/ou semelhanças que percebemos com esta questão atualmente? Por qual motivo Swift se utiliza desta fantasiosa imaginação em seu escrito? O que ele pretendia denunciar ou apurar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael de Oliveira, Prefeitura Municipal de Passo fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Escriturário na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul Brasil

Referências

COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. Trad. Angela Noronha Begnami et al. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FABBRINI, Ricardo Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 7-27, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/trans/v28n1/29404.pdf. Acesso em 08 mai. 2018.

RAMOS, Flávia Brocchetto; GUTIERRES, Athany; KICH, Morgana. Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 317-323, set./

dez. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8192/6781. Acesso em: 05 mai. 2018.

SWIFT, Jonathan. As viagens de Gulliver. Trad. Cruz Teixeira. Clássicos Jackson, v. 31, 1950. E-book disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gulliver.pdf .

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Oliveira, M. de. (2019). CLÁSSICOS LITERÁRIOS COMO MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE FILOSOFIA. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(2), 143–155. https://doi.org/10.5902/2448065735690

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas da Filosofia no Ensino Médio